Avaliação

Como ser um motorista 5 estrelas

5 Estrelas

Já ensinamos Como ganhar mais dinheiro na Uber e 99, então, nada melhor do aprender algumas estratégias para se tornar um motorista 5 estrelas, não é mesmo? Existem duas formas para você alcançar esse marco: a primeira, se esforçando para de fato ter uma avaliação 5 estrelas; a segunda, oferecendo um serviço 5 estrelas independentemente de qual seja a sua nota.

A primeira forma é a mais difícil de todas, pois você precisará receber o máximo de avaliações 5 estrelas possíveis dos seus passageiros. Dependendo da região e tipo de passageiro, isso pode ser um grande desafio, principalmente porque existem pessoas ruins dispostas a avaliar os motoristas com uma ou duas estrelas sem ao menos existir um motivo para isso.

Por outro lado, através da segunda forma – que consideremos a melhor e menos desgastante – você só precisará se preocupar em oferecer um serviço 5 estrelas. Assim, de acordo com a quantidade de viagens realizadas e o seu esforço para obter uma avaliação entre 4,80 e 4,85, você poderá desfrutar de vários benefícios oferecidos pelo Uber Pro, o programa de recompensas da Uber para os seus motoristas.

1. Seja bem humorado

Quando eu digo “seja um motorista bem humorado”, não é no sentido de você ficar com o sorrisão no rosto, contar piadas ou fazer malabares, mas sim de receber o passageiro com um caloroso “Bom dia, boa tarde, boa noite” e independente do tamanho da viagem ou tipo (Uber X, UberPool), não ficar com cara feia de insatisfeito, indignado e revoltado.

2. Não dependa de água e bala

Se pra ter uma avaliação positiva você depende de água e bala, talvez seja necessário reaver algumas questões. Sabe por que? Quando você depende disso, você mesmo pode colocar tudo a perder, pois no dia que entrar um passageiro “esfomeado” e começar a comer as suas balinhas e ainda pedir um copo de água, naturalmente você vai ficar de cara feia, vai contar mentalmente quantas balinhas ele está comendo, vai ser curto e grosso em qualquer assunto que o passageiro tentar conversar, e no final da corrida, mesmo ele tendo comido boa parte das suas balinhas e bebido a sua água, você acabará recebendo 1, 2 ou 3 estrelinhas.

3. Mantenha os vidros limpos e assoalho aspirado

Quando eu digo carro aspirado e vidros limpos, é porque de fato não é necessário uma lavagem completa para o carro estar agradável ao passageiro. Lavar o carro inteiro acaba demandando tempo e as vezes dinheiro, mas deixá-lo bem aspiradinho e com os vidros limpos, é mais prático e barato, faz o passageiro sentir-se em um lugar limpo e aconchegante mesmo que a lataria esteja suja, pois poças de água, regiões com muita terra e lama sempre sujarão o carro, mas dentro estiver limpinho, o passageiro sempre perdoará a parte de fora.

4. Evite gêneros específicos de músicas

Evite, ao máximo, deixar tocar no aparelho de som do seu caro gêneros específicos de músicas, isto é, apenas músicas eletrônicas, sertanejas, forró, samba, enfim, qualquer gênero específico. Procure deixar em uma rádio que toque todos os gêneros, principalmente os clássicos, e nunca utilize um pen drive com suas músicas, pois se o passageiro reparar que são músicas de um pen drive, ele terá vergonha de pedir pra você colocar em uma rádio e, talvez, sua avaliação negativa com este passageiro já esteja garantida!

5. Peça para ser avaliado

Faltando aproximadamente 150 metros ou no mínimo 1 minuto para chegar ao destino do passageiro, finalize a corrida e diga a seguinte frase: “Estou finalizando aqui, se puder me avaliar eu agradeço”. Isso fará um grande diferencial na sua nota, pois mesmo que tenham gostado você muitos acabam esquecendo de te avaliar.

Então, para evitar perder avaliações não hesite em dizer “Estou finalizado aqui, se puder me avaliar eu agradeço”. Isso não vai soar como uma uma obrigação a fazer, mas apenas mostrará ao passageiro o quanto é importante pra você receber essa avaliação.

Achou útil? Compartilhe!