Ajuda básica

A Uber aceita carros com Insulfilme?

A Uber se tornou a maior porta de escape ao desemprego, assim como também permitiu a milhares de pessoas a possibilidade de complementarem suas rendas – ou se tornarem completamente autônomas -, trabalhando como motoristas de aplicativo. Ela chegou ao Brasil em maio de 2014, na cidade do Rio de Janeiro, e desde então vem construindo um caminho cada vez mais sólido na liderança do mercado.

Por ser a maior empresa do segmento (não só no Brasil, mas em todos os países que faz presença), a Uber acaba tendo uma rotatividade de motoristas muito grande. Alguns saem porque finalmente conseguiram voltar ao mercado de trabalho formal, e tantos outros porque foram bloqueados e banidos da plataforma. Nesse último caso, porque desrespeitaram uma ou mais regras de uso.

Para evitar situações desagradáveis que impliquem na exclusão da sua conta no sistema, é muito importante que você leia a nossa matéria “50 Motivos para sua conta Uber ou 99 POP ser bloqueada“. Embora a lista seja completa e muito instrutiva, não existem informações quanto ao uso de insufilm, portanto abordaremos essa questão em detalhes logo a seguir.

É permitido usar insulfilme?

A Uber nunca deu detalhes ou impôs qualquer tipo de restrição quanto ao uso de insulfilme nos carros de seus parceiros. Falamos isso baseado em uma lista de veículos não aceitos pela empresa, como você pode ver abaixo:

Veículos não aceitos pela Uber:

  • Minivans
  • Carros com emplacamento vermelho
  • Vans
  • Caminhões
  • Carros adesivados
  • Plotados
  • Sinistrados
  • Recuperados
  • Com alteração no sistema de suspensão ou freios

A questão do uso de insulfilmes é controlada única e exclusivamente por leis federais, estando fora do alcance da Uber determinar qualquer tipo de proibição quanto ao uso das mesmas. Portanto, fique tranquilo com relação a esse assunto, pois é permitido sim usar insulfilme. Mas, você precisa estar atento quanto aos limites de transparência permitidos por lei, pois ultrapassar esses limites implica em alguns problemas.

Insulfilme no para-brisa

O limite máximo permitido de escurecimento no para-brisa é de 25%, ou seja, a película aplicada deve ter no mínimo 75% de transparência, pois assim garantirá a sua segurança e, não menos importante, facilitará a sua identificação.

Insulfilme nos vidros laterais dianteiros

O limite máximo permitido de escurecimento nos vidros laterais dianteiros é de 30%. Sendo assim, a película aplicada deve ter no mínimo 70% de transparência, pois garantirá uma visão segura ao motorista na realização de manobras laterais, assim como a identificação dele e do passageiro.

Insulfilme nos vidros laterais traseiros e no vidro do porta-malas

O limite máximo permitido de escurecimento nos vidros laterais traseiros é de 72%, ou seja, a película aplicada deve ter no mínimo 28% de transparência. Esse limite é maior em razão dos bancos traseiros serem considerados mais privativos por diversas situações.

É extremamente importante que você respeite essas leis, pois assim os seus passageiros sentiram uma sensação de segurança ao invés de ficarem com medo por estarem em um carro lacrado no insulfilme.

Vale ressaltar que existem casos de motoristas que foram suspensos da Uber por relatos de insegurança ao usarem insulfilmes escuros em todos os vidros. Então, se você receber muitos relatos referente a um mesmo problema, com certeza seu cadastro será suspenso, independentemente do motivo ser insulfilme ou qualquer outra questão.

Achou útil? Compartilhe!