A Uber assina Carteira de Trabalho?

Quando chegou ao Brasil em março de 2014 a Uber trouxe consigo uma grande oportunidade para milhares de brasileiros, principalmente os que estavam em meio a crise financeira: faturar dinheiro a partir de seus carros, de carros emprestados ou alugados. A primeira categoria foi o UberBLACK, porém com a crescente demanda a Uber se viu obrigada a lançar uma opção mais acessível, então trouxe o UberX.

Passou-se algum tempo e a empresa lançou também o UberSELECT, uma categoria intermediária entre as já citadas. Juntas, as três abrangem uma grande variedade de carros, portanto fica muito mais fácil para você se encaixar em uma delas e poder trabalhar, inclusive se quiser saber quais carros são aceitos, acesse: Carros Permitidos pela Uber.

A grande questão, por outro lado, é que muitos ficam curiosos para saber alguns detalhes mais burocráticos, como por exemplo “A Uber assina Carteira de Trabalho?”. Então para responder essa pergunta nós preparamos essa matéria para dar um fim a sua dúvida!

Carteira de Trabalho assinada pela Uber

Seria o sonho de qualquer motorista ver sua carteira de trabalho assinada pela Uber, afinal isso seria uma garantia de benefícios como décimo terceiro, férias remuneradas, auxílio-doença, seguro-desemprego, entre outros, contudo não é assim que funciona na prática, pois por se tratar de uma empresa cujo modelo de negócio não configura um trabalho formal de CLT, logo, ela não é obrigada a assinar a carteira de seus motoristas.

Veja abaixo porque a Uber não é obrigada assinar a carteira de trabalho de seus parceiros:

  • Os motoristas não são obrigados a trabalharem
  • Os motoristas não são obrigados a cumprirem carga horária
  • Os motoristas trabalham quando querem
  • Os motoristas trabalham o quanto quiserem
  • Os motoristas trabalham aonde querem
  • Os motoristas trabalham na hora que quiserem

O fato dos motoristas trabalharem quando, quanto, aonde e na hora em que quiserem, livra a Uber de qualquer vinculo empregatício, portanto recitando a resposta anterior, mas agora em definitivo: Não, a Uber não assina Carteira de Trabalho.

Envie o seu comentário!


Ícone de AlertaNão esqueça de voltar aqui para conferir se o seu comentário foi respondido!