Ajuda básica

A Uber é segura? Posso viajar tranquilo?

A questão de segurança dos passageiros na Uber gera muitas dúvidas ainda hoje, mesmo quase 5 anos após seu lançamento, pois vez ou outra ouvimos histórias relatando assédios ou abusos sofridos por passageiros enquanto utilizavam o aplicativo. Mas, entre ouvir histórias e realmente serem verdadeiras existe uma diferença muito grande, não é mesmo?

Um concordança muito curiosa compartilhada entre os milhares de Uber é, basicamente, o fato de que não somente os passageiros sentem medo ao entrar em seus carros, mas os próprios motoristas também sentem, afinal, nenhum conhece ao outro e, consequentemente, ambos entram em um “modo alerta”, quase sempre temendo pelo pior.

Não deveria ser assim, pois a Uber – já respondendo a sua pergunta – é segura, embora existam casos isolados de pessoas que tenham passado por alguma situação difícil!

Todas as corridas são monitoradas via satélite, o que significa que todos os trajetos percorridos pelos motoristas ficam armazenados no sistema e podem ser acessados a qualquer hora. Aliás, você também pode compartilhar a sua corrida em tempo real com um amigo ou parente para que ele possa acompanhar todo o percurso até o seu destino final.

Além disso, a Uber vem implementando novos recursos de segurança a cada nova atualização do aplicativo, como por exemplo:

Selfie do motorista

Todos os motoristas são obrigados a tirarem uma selfie (foto) de segurança quando estão online no aplicativo. Essa foto serve para a Uber confirmar que o motorista que está trabalhando naquele exato momento é o mesmo cadastrado na plataforma. Esse procedimento acontece por meio de uma verificação inteligente e impede que pessoas não cadastradas consigam realizar corridas.

Atestado de Antecedentes Criminais

Qualquer pessoa que queira trabalhar como motorista de aplicativo pela Uber será submetida a uma verificação do seu Atestado de Antecedentes Criminais, pois a empresa não permite que nenhum de seus parceiros tenham cometido um ou mais delitos de uma lista estabelecida pela Uber.

Isso, porém, não garante que os passageiros estejam 100% seguros, pois uma pessoa que nunca cometeu um crime pode, a qualquer hora, cometer, não é mesmo?

Botão de Emergência

A Uber disponibilizou um botão de emergência para todos os passageiros. Trata-se de um recurso de segurança onde é possível entrar em contato com a central de segurança da Uber para resolver imediatamente durante uma corrida qualquer situação de emergência, assim como também é possível compartilhar a sua localização com outras pessoas (como já mencionamos) e, não menos importante, ligar para a polícia.

Então, se você sentir que a sua segurança está em risco, basta utilizar uma das três opções.

Conclusão

A Uber é segura, tão segura quanto um táxi pode ser, pois assim como um passageiro pode sofrer assédio dentro de um Uber, ela também pode sofrer dentro de um táxi, afinal, não tem como conhecermos a natureza moral de nenhuma pessoa, muito menos de quem nunca vimos antes.

Achou útil? Compartilhe!