A Uber pode bloquear a minha conta no aplicativo?

A Uber pode bloquear a minha conta no aplicativo?

Há algum tempo nos deparamos com a circulação de um vídeo nas redes sociais onde uma mulher ensinava aos passageiros uma “tática” ilícita sobre como andar gratuitamente no Uber, colocando em risco o lucro de milhares de motoristas. Mas, recentemente, foram os próprios motoristas que decidiram aplicar um golpe nos passageiros, o “Treme Treme“.

Em ambas as situações a intenção dos passageiros e motoristas eram as mesmas: ganhar vantagem por meio de golpes e práticas ilegais. Conseguiram o que queriam? Sim, porém não por muito tempo, pois a Uber fez uma investigação profunda e conseguiu banir todos os usuários que, de alguma forma, estavam obtendo vantagens ao colocar outras pessoas e a própria empresa no prejuízo.

Mediante a essas duas grandes polêmicas nós decidimos elaborar essa matéria e listar algumas das situações mais comuns que podem levar ao bloqueio de motoristas e passageiros na plataforma, pois conforme está previsto nos termos de uso, a Uber pode sim bloquear e até mesmo banir seus usuários caso uma ou mais regras sejam violadas.

A Uber pode bloquear passageiros?

Todo e qualquer passageiro está sujeito a ter a sua conta bloqueada se não usar o aplicativo de acordo com os termos de uso da empresa. Mas, os motivos principais são estes:

Avaliação baixa

Ao final de cada viagem os motoristas fazem uma avaliação de 1 a 5 estrelas para cada passageiro e com base nelas o sistema calcula uma nota média. Isso significa que quanto menor for a nota de um passageiro, maiores serão as chances dele ser bloqueado. Por outro lado, quanto maior for a avaliação, menores serão as chances dele ser bloqueado e maiores as possibilidades dele receber promoções.

Saldo devedor

Se por alguma razão o passageiro não conseguiu completar o dinheiro para pagar a viagem, o motorista fará um breve relato informando a Uber sobre o acontecimento e esse valor será cobrado do passageiro na próxima viagem. Mas, se o valor não for pago nas viagens seguintes ou caso o passageiro deixe de usar o aplicativo em decorrência do saldo devedor, a conta poderá ser bloqueada até que a situação seja resolvida.

Desrespeito ao motorista

A Uber não tolera desrespeitos aos motoristas, isso inclui:

  1. Discriminações baseadas na cor de pele
  2. Discriminações baseadas em religião
  3. Discriminações baseadas no gênero
  4. Discriminações baseadas em deficiência física ou mental
  5. Discriminações baseadas em condições médicas
  6. Discriminações baseadas em orientação sexual

Além disso, xingar ou fazer quaisquer outros tipos de ofensas aos motoristas também ocasionam no bloqueio da conta.

A Uber pode bloquear motoristas?

As chances de um motorista ser bloqueado pela Uber são ainda maiores, pois a quantidade de regras que eles devem seguir também são maiores. Além disso, o fato de fazerem de 10 a 40 viagens por dia acaba colaborando para um pequeno deslize.

Os motivos mais comuns para os bloqueios são:

  • Excessos de cancelamentos
  • Excessos de corridas recusadas
  • Iniciar a corrida antes do passageiro entrar
  • Continuar com a corrida aberta após o passageiro desembarcar
  • Discriminações baseadas na cor de pele
  • Discriminações baseadas em religião
  • Discriminações baseadas no gênero
  • Discriminações baseadas em deficiência física ou mental
  • Discriminações baseadas em condições médicas
  • Discriminações baseadas em orientação sexual

Além dos motivos acima existem muitos outros e você pode conferir em uma matéria completa sobre o assunto: 50 Motivos para sua conta Uber ou 99 POP ser bloqueada.

Achou útil? Compartilhe!