Uber X

A Uber vai aceitar carros 2008 em 2019?

A Uber chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2014 e, desde então, nunca mudou as exigências para os carros da categoria X, a versão mais básica da empresa. Isso não quer dizer que as coisas continuarão assim a partir de 2019, porém não existem informações oficiais a respeito desse detalhe até o momento.

Atualmente, para que um carro seja aceito na categoria Uber X é necessário apenas que ele atenda as seguintes exigências:

  • Ano/modelo 2008 ou superior
  • 4 portas
  • Ar condicionado

Como você pode ver, os critérios são básicos e criam uma grande oportunidade para os novos motoristas. Se permanecerem inalterados, isso significa que carros fabricados em 2008 continuaram sendo aceitos em 2019, mesmo já tendo 11 anos de uso.

Isso não representa um grande problema, pelo menos quando nos referimos a veículos mais conservados. Por outro lado, a maior parte dos carros que foram fabricados em 2008 não possuem equipamentos de segurança tão modernos – air bags e freios abs – quanto aos carros mais recentes.0

Para alguns motoristas, isso é uma grande vantagem, pois poderão disputar os mesmos passageiros com motoristas que tenham carros mais novos e confortáveis. Para os passageiros, porém, isso significa menos conforto e segurança.

Se a Uber levar em conta a opinião dos passageiros (como tem feito nos últimos meses), é bem provável que algumas coisas mudem logo no primeiro semestre de 2019. Além disso, ela também pode se ver obrigada a aumentar o ano mínimo de fabricação permitido em razão de regulamentações criadas pelas próprias prefeituras.

Em São Paulo, por exemplo, a ex-prefeito João Dória criou a Resolução 16, onde apenas carros a partir de 2010 poderiam ser aceitos. O mesmo pode acontecer com outras cidades.

Por fim, até o momento a Uber não fez nenhuma declaração oficial sobre o ano dos carros que serão permitidos em 2019, mas assim que tiver essas informações passaremos a você através dessa mesma matéria, portanto, volte aqui sempre que puder para se manter atualizado!

Achou útil? Compartilhe!