Com muitos cancelamentos a Uber pode bloquear minha conta?

Uma dúvida muito recorrente para milhares de motoristas é, sem dúvida: “A Uber pode bloquear a minha conta se eu fizer muitos cancelamentos de corridas?”. Bom, essa é uma questão complexa, pois envolve os diversos fatores que te levaram a cancelar a(s) corrida(s), mais os fatores que a Uber leva em consideração para, enfim, bloquear ou motorista por 1 ou 2 dias, uma semana ou, no pior dos casos, o banimento da conta definitivo.

Infelizmente, a Uber ainda tem muito o que melhorar no quesito transparência de decisões tomadas, pois diferente de concorrentes como 99 e Cabify, por exemplo, a Uber não deixa claro por quais motivos está bloqueando um motorista  ou por quais motivos baniu a conta dele definitivamente. Com isso, milhares de motoristas ficam sem entender o porque não podem mais trabalhar com a Uber… Mas, voltando a nossa questão principal, vamos a alguns detalhes:

A Uber pode bloquear minha conta por cancelamentos?

Cancelar uma corrida aqui e outra ali é extremamente normal e, muitas vezes, importantíssimo para nossa própria segurança, principalmente se o local informado pelo passageiro não é nenhum pouco confiável, porém, é importante frisar que existem margens de segurança na quantidade de corridas que você cancela. Não entendeu? Veja:

  • Taxa de cancelamento em 5%: Tudo normal, você cancelou uma ou duas corridas;
  • Taxa de cancelamento em 10%: Meio termo, você cancelou de 3 a 6 corridas;
  • Taxa de cancelamento em 15%: Cuidado, você cancelou de 7 a 10 corridas;
  • Taxa de cancelamento em 20%: É melhor parar de aceitar corridas ao invés de aceitar e depois cancelar;
  • Taxa de cancelamento em 25%: Pare de trabalhar em lugares perigosos pra não ter que cancelar mais corridas, pois essa parece a única explicação;
  • Taxa de cancelamento em 30%: Tem muita conta pra pagar? Então pare imediatamente de cancelar, o seu pescoço está na guilhotina!

Como vocês viram, tentei ilustrar cada nível de cancelamento com uma legenda diferente e que representam bem o que acontece com a grande maioria dos motoristas. E sim, uma taxa de cancelamento em 30% pode ser extremamente fatal para qualquer motorista.

Contudo, todavia, entretanto e porém, sua conta não será banida imediatamente ao atingir 30% de cancelamento, pois na verdade você receberá alguns alertas da Uber e terá sua conta suspensa por até 2 dias, como uma forma de correção, mas se mesmo após a suspensão você continuar a cancelar, aí não tem volta meu amigo.

Como evitar bloqueio por cancelamentos de corrida?

O melhor jeito de evitar grandes problemas com cancelamento é fazer um equilíbrio entre cancelar e aceitar uma corrida, ou seja, se você já está com muitos cancelamentos, evite aumentar mais um e simplesmente não aceite a corrida, deixe tocar até parar. Porém, com isso você cria mais um problema: taxa de cancelamento. Ela também pode resultar na suspensão da sua conta e, dependendo do caso, no banimento definitivo. Viu que não tem pra onde correr?

SOLUÇÃO DEFINITIVA e muito óbvia: Fique offline (desconectado). Quando você estiver levando um passageiro e ao se aproximar uns 2km do destino final e você perceber que o lugar é estranho, fique offline e se desconecte da Uber para não receber uma nova corrida antes mesmo de finalizar a atual. E caso você não esteja com uma corrida em andamento, mas percebe que o local é estranho, fique offline também, pois assim evitará ter que cancelar mais uma corrida.

Envie o seu comentário!


Ícone de AlertaNão esqueça de voltar aqui para conferir se o seu comentário foi respondido!