Ajuda básica

Como baixar e instalar CNH Digital

A Carteira Digital de Trânsito, também conhecida pela sigla CDT, chegou para desempenhar um importantíssimo papel na sociedade: a inovação e comodidade com a qual os cidadãos habilitados podem ter quando for solicitada a apresentação do documento em blitz, comando policial ou por um agente de trânsito autorizado. Sendo assim, saber como baixar a CNH Digital no celular é fundamental!

A maior vantagem de se ter a versão da CNH Digital instalada em seu celular é, basicamente, a mobilidade que ela trará para você, uma vez que sua utilização será muito mais prática em virtude de estar na página inicial configurada para ser utilizada imediatamente. Além disso, é muito mais fácil esquecer a versão impressa em casa do que o celular, não é mesmo?

Como baixar a CNH Digital no celular?

Baixar a CNH Digital é um procedimento bastante simples, porém existe um problema um tanto quanto desagradável: você só conseguirá ativar ela em seu celular através de uma versão impressa que contenha o QR Code, uma espécie de código que é identificado pelo celular através da câmera do aparelho.

CNH impressa com QR Code

Se a sua atual carteira de habilitação não tiver sido emitida com o um QR Code similar ao da imagem acima, então você não conseguirá fazer o uso da versão digital em seu celular. Nesse caso, será necessário pagar uma taxa de R$ 42,41 (valor referente a fevereiro de 2019) para emitir uma segunda via da sua CNH já com o QR Code impresso nela.

Vale lembrar que nem todos os estados brasileiros aderiram ao uso da CNH Digital, portanto é importante que você faça uma consulta para verificar se o seu estado já está habilitado para esse recurso. Essa consulta pode ser feita rapidamente clicando nesse link.

Conseguiu fazer a consulta no link acima e constatar que o seu estado está habilitado? Então na mesma página existe uma opção de cadastro onde você poderá realizar seu cadastro de usuário, efetuar o desbloqueio inicial da CNH Digital e, finalmente, se dirigir até um posto de atendimento do Detran para finalizar o cadastro.

Agora é só aguardar a sua CNH impressa com o QR Code chegar em seu endereço ou buscá-la diretamente em um posto de atendimento do Detran e, uma vez que esteja com ela em mãos, basta baixar o aplicativo CNH Digital na Google Play ou Apple Store e iniciar os procedimentos finais de cadastro dela, que serão explicados passo a passo e sem nenhuma complicação no seu próprio celular.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos | Média: 5,00 de 5)
Loading...