Ajuda básica

O que é necessário para dirigir na Uber?

Está pensando em ganhar dinheiro com a Uber? Então é muito importante que você tenha em mente tudo o que é necessário para conseguir se tornar um motorista pela plataforma. As exigências não são poucas, porém são mais leves para a categoria X, medianas para a SELECT e um tanto quanto rigorosas para a BLACK.

Existem duas etapas que você precisa passar antes de começar a transportar seus primeiros passageiros: a primeira é, basicamente, estar de acordo com as regras para motoristas; a segunda é que o seu carro – seja ele próprio ou alugado – também deve estar em conformidade com as regras para veículos impostas pela Uber. Dito isso, a primeira conclusão que chegamos é que não adianta passar em uma etapa e reprovar em outra!

Por sorte, o carro a ser utilizado não representa nenhum problema que impeça você de se tornar um motorista, pois ainda que o seu não seja aceito ou que você não tenha um, é possível trabalhar com qualquer modelo alugado ou emprestado, desde que o mesmo se enquadre nos critérios básicos.

Requisitos para um motorista ser aceito

Quando comentamos que o carro não é o tipo de problema que impede um motorista de ser aprovado na plataforma, é porque na verdade os únicos problemas que realmente impedem ele de ser aceito é, basicamente, o perfil de condutor dele. Esse perfil é traçado com base nas informações fornecidas durante o ato do cadastro, isto é: CPF, Atestado de Antecedentes Criminais, CNH, entre outros.

Exigências para motoristas

  • CNH defitiva com observação “Exerce Atividade Remunerada” (em alguns estados e cidades esse nome pode ser diferente)
  • CNH válida (sem pontuação estourada) e dentro da validade
  • Atestado de Antecedentes Criminais

Uma informação importante quanto ao atestado de antecedentes criminais: ter algum tipo de registro em razão de você ter cometido qualquer tipo de delito não implica na reprovação do seu cadastro, porém dependendo do tipo de delito a história pode mudar e você ser barrado, ficando impedido de trabalhar pela plataforma. Infelizmente, a Uber não deixa claro quais são os tipos de delitos.

Requisitos para um carro ser aceito

Conforme comentamos no começo dessa matéria, as exigências para um carro ser aceito variam conforme a categoria que você irá trabalhar. Naturalmente, as menores exigências são para a categoria mais básica, neste caso a X, enquanto que para a SELECT elas são medianas e, obviamente, muito maiores para a BLACK em razão de ser a modalidade de luxo da Uber.

Exigências para Uber X

  • Ano/modelo 2008 ou superior
  • Ano/modelo 2010 ou superior para o estado de São Paulo
  • 4 portas (1 do motorista e 3 dos passageiros)
  • Ar-condicionado
  • 5 lugares (1 do motorista e 4 para os passageiros)
  • Carros de qualquer cor

Exigências para Uber SELECT

Existem duas listas com uma relação completa de carros, marcas e ano aceitos na categoria Uber SELECT. As listas variam conforme a cidade onde você irá trabalhar, veja:

Curitiba, Porto Alegre, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Londrina, Florianópolis, Joinville e Caxias do Sul → Lista de Carros Aceitos

Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Luís, Uberlândia e Vitória → Lista de Carros Aceitos

Exigências para Uber BLACK

  • 4 portas
  • Ar-condicionado
  • 5 lugares (1 do motorista e 4 para os passageiros)
  • Bancos de Couro
  • Sedan ou SUV
  • Apenas carros pretos

Se o seu carro se enquadra nas especificações acima já é um ótimo progresso, porém também existe mais uma etapa a ser vencida, que neste caso também é uma lista específica de modelos, marcas e anos aceitos. Então, se quiser ficar por dentro acesse → Lista de Carros Uber BLACK

Todas as informações mencionadas acima são o suficiente para você saber o que é necessário para entrar na Uber e começar a trabalhar como motorista de aplicativo. Além disso, não podemos deixar de ressaltar a importância de ter um bom celular para usar durante o seu dia a dia, portanto não deixe de acessar também uma lista especial → Melhores celulares para Uber 2019.

Achou útil? Compartilhe!