Como começar trabalhar com Uber?

Como começar trabalhar com Uber?

O país parece não sair da crise e a quantidade de desempregados cresce assustadoramente. Isso, evidentemente, criou um cenário perfeito para a Uber dominar o mercado de viagens por aplicativo através da sua proposta de trabalho fácil e prático. Não há restrições, todos podem gerar renda com um carro próprio ou alugado transportando pessoas. Parece perfeito, não? Quer saber como começar trabalhar com Uber? Veja a seguir.

Para garantir a qualidade dos serviços e priorizar uma boa experiência entre os seus motoristas e passageiros, a Uber estabeleceu alguns critérios para ambos, porém aqui comentaremos apenas os que dizem respeito aos motoristas, que podem escolher trabalhar com nas categorias X, Comfort ou Black.

Exigências para ser um Uber

Para começar a trabalhar com Uber você precisa:

  • Ter idade mínima de 19 anos
  • Ter carteira de habilitação definitiva
  • Constar observação de “Atividade Remunerada” no verso da CNH
  • Ter um carro próprio ou alugado com fabricação superior a 2008/2010

Se quiser saber mais detalhes sobre a idade mínima e habilitação, acesse a nossa matéria Requisitos para Motoristas Uber, e caso tenha dúvidas relacionadas aos modelos de veículos aceitos, acesse a nossa matéria Carros Permitidos pela Uber, pois nela você encontrará quais são os carros e anos de fabricação aceitos para cada uma das categorias.

Como se cadastrar na Uber pelo computador

A partir daqui em diante vamos guiar você por todo o procedimento de cadastro no site da Uber, embora também seja possível fazer pelo aplicativo Uber Driver, mas neste tutorial em específico vamos nos focar no cadastro a partir de um navegador de internet (Google Chrome, Firefox, Opera ou Internet Explorer) em seu computador ou celular.

Dessa forma, garantiremos que você realize todos os passos corretamente e comece a trabalhar o quanto antes. Vale ressaltar que prosseguir com o seu cadastro é necessário ter uma CNH válida, definitiva e com a observação de atividade remunerada no verso dela, conforme mencionamos anteriormente. Está pronto? Então, veja o passo a passo a seguir.

Cadastro de Motorista na Uber
  1. Acesse o site oficial da Uber clicando aqui
  2. Insira um email válido (seu ou de outra pessoa)
  3. Insira seu nome e sobrenome
  4. Insira um número de celular que você use atualmente
  5. Insira uma senha (evite sequências como 01234 ou abc123)
  6. Insira o nome da sua cidade
  7. Clique em “Avançar”

Ao clicar em “Avançar” você será levado para uma nova página onde poderá escolher qual tipo de atividade exercerá na Uber, por exemplo: Dirigir transportando passageiros; Fazer entregas de moto; Fazer entregas de bicicleta; Fazer entregas de carro ou, no último caso, fazer entregas a pé. Escolha uma e prossiga, porém este tutorial é referente a quem deseja ser um motorista.

Cadastro de Motorista na Uber - Escolhendo atividade

No caso de você ter marcado a opção “Quero dirigir e já tenho um carro e/ou pretendo alugar um”, o próximo passo é clicar em “Continuar” para prosseguir com o cadastro e já nesta próxima etapa você deverá informar se tem um carro ou se pretende alugar. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Tenho carro ou quero alugar

Se você não tem um carro marque a opção “Preciso de um veículo” ou se já tem um marque a opção “Tenho um veículo qualificado” e, em seguida, clique em “Continuar”.

Prossiga com o tutorial abaixo se você marcou “Tenho um veículo qualificado”, porém caso tenha marcado “Preciso de um veículo”, clique aqui para descer essa página até tutorial correto.

Tenho um veículo qualificado

Ao marcar “Tenho um veículo qualificado” e depois clicar em “Continuar” você receberá uma mensagem de boas vindas e será direcionado para uma nova página onde deverá clicar no botão “Conclua a Etapa”. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Conclua a Etapa

Toque em “Conclua a Etapa” e, em seguida, você será direcionado para uma nova página onde precisará declarar que está ciente de que os seus dados fornecidos são autênticos e aceitar que a Uber faça uma checagem no seu Atestado de Antecedentes Criminais. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Checagem de Antecedentes

Então, marque a caixinha “Eu estou ciente e aceito” e depois clique em “Eu aceito/Continuar”. Na página seguinte aparecerá uma mensagem se você deseja receber o suporte da Uber via WhatsAPP para configurar sua conta, no entanto não é necessário, pois já estamos guiando você por esse processo, portanto, clique em “Não Ativar”.

Depois de clicar em “Não Ativar” uma nova página será aberta e nela você precisará enviar as fotos da sua Carteira Nacional de Habilitação com a observação de atividade remunerada, um comprovante de residência atual, uma foto do seu rosto e, não menos importante, uma foto do CRLV do seu carro. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Documentos Necessários

Conforme mostra a imagem acima, você deve enviar fotos da sua CNH, de um comprovante de residência, do seu rosto e também do documento do seu carro. Fez isso? Então agora é só clicar em “Continuar” e seguir para a próxima etapa. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Processo Concluído

Depois de clicar em “Continuar” no procedimento anterior você terá duas opções na nova página: verificar o status do seu cadastro ou ir para o seu painel de motorista. Na primeira opção você verá que todos os documentos que você enviou estão em processo de análise. Na segunda opção você poderá entrar no seu painel e adicionar os dados da sua conta bancária, conforme explicamos em Como adicionar conta bancário no Uber.

Atenção! O tutorial abaixo é a continuação de quem optou por marcar a opção “Preciso de um veículo”, portanto se você já realizou os procedimentos acima para criar uma conta na Uber, o passo a passo abaixo não terá nenhuma validade.

Preciso de um veículo

Na página seguinte você deverá marcar a caixinha de seleção “Estou ciente e aceito” para concordar que os dados fornecidos por você estão corretos e que a Uber pode fazer a checagem do seu Atestado de Antecedentes Criminais. Fez isso? Agora é só clicar em “Eu aceito/Continuar”. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Checagem de Antecedentes

Depois de clicar em “Eu aceito/Continuar” você será direcionado para uma nova página onde deverá enviar uma foto da sua Carteira Nacional de Habilitação. Mais uma vez e conforme falamos mais acima: é necessário uma CNH válida e definitiva com a observação de atividade remunerada no verso dela, do contrário a mesma não será aceita. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Enviar foto da CNH

Toque em “Enviar Foto” e selecione a foto que você tirou da sua CNH e salvou no seu computador. Feito isso, a mensagem “Enviada com Sucesso” aparecerá no mesmo lugar onde estava o botão “Enviar Foto” e, em seguida, a página será atualizada para você enviar um comprovante de residência. Além disso, nessa mesma página diversas haverá instruções relacionadas ao comprovante. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Comprovante de Residência

Toque em “Enviar Foto” e selecione a foto que você tirou do seu comprovante de residência e salvou no seu computador. Feito isso, a mensagem “Enviada com Sucesso” aparecerá no mesmo lugar onde estava o botão “Enviar Foto” e, em seguida, você será direcionado para uma nova página onde deverá enviar uma foto do seu rosto. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Foto de Perfil

Toque em “Enviar Foto” e selecione a foto que você tirou do seu comprovante de residência e salvou no seu computador. Feito isso, aparecerá uma mensagem e você será direcionado para uma nova página onde deverá aceitar os termos de compartilhamento de dados de soluções de veículos. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Termos de Compartilhamento

Por fim, toque em “Aceitar” para finalizar o seu cadastro. Feito isso, você será direcionado para uma nova página com um breve resumo do andamento da sua conta de motorista no sistema. Veja:

Cadastro de Motorista na Uber - Andamento do Cadastro

Uma vez que o seus dados estejam dentro das exigências da Uber e o seu cadastro seja aprovado, o próximo passo é começar a fazer suas primeiras corridas, portanto, acesse a nossa matéria Primeira Viagem na Uber e veja como transportar o seu primeiro passageiro.

Sobre a Verificação de Segurança

Uma questão muito importante a ser analisada é a Verificação de Segurança. Trata-se de um procedimento adotado pela Uber para analisar criteriosamente o cadastro de cada novo motorista que se inscreve na plataforma.

Com esse procedimento adotado pela empresa, mesmo que sua conta já conste ativa no site da Uber e todos os documentos estejam Ok, o seu login no aplicativo continua inativo até que a verificação de segurança esteja concluída, e neste caso ela pode demorar até no máximo 10 dias úteis.

Achou útil? Compartilhe!