Curso Motorista de Aplicativo – Uber, Cabify, 99Pop, etc

A partir da próxima segunda-feira, 08/01/2018, muitos motoristas e passageiros da cidade de São Paulo, infelizmente, poderão ser prejudicados por uma nova exigência da prefeitura.

A nova exigência nada mais é do que um curso preparatório para motoristas de aplicativos, sejam eles da Uber, Cabify, 99Pop, Lady Driver ou Easy Taxi. Para a prefeitura, a nova exigência não afetará em nada os serviços prestados pelas empresas de transporte particular por aplicativo, mas apenas regularizará o serviço e oferecerá aos clientes maior segurança.

Isso e outros detalhes fazem parte da resolução 16, aprovada em julho de 2017, que além do curso já citado, também torna obrigatório a emissão de um certificado de segurança do veículo, tal como permitir o transporte de passageiras em carros com no máximo 5 anos de uso, além de um adesivo indicando em qual empresa o motorista tem parceria.

Onde fazer o Curso de Motorista de Aplicativo

Segundo Sérgio Avelleda, Secretário de Transportes e Mobilidade, a regulamentação tem como principal objetivo melhorar a segurança dos serviços: “Não tem burocracia nenhuma, os motoristas não precisam vir até a Prefeitura de São Paulo, é dentro do aplicativo que eles devem fazer o seu cadastro e o aplicativo apenas encaminha para a Prefeitura essa documentação. Os cursos inclusive podem ser dados pelos próprios aplicativos”, afirmou.


Se o que Avelleda disse estiver realmente certo, não será necessário se dirigir até a prefeitura para conseguir realizar o curso e adquirir o certificado, pois cada empresa (Uber, Cabify, 99Pop, etc) deverão oferecer todo o suporte necessário para o motorista, que poderá realizar o curso em locais e horários determinados por cada uma delas.

Por hora, são essas as informações que temos, mas continuaremos a atualizar essa página com quaisquer novidades e procedimentos necessários para a realização do curso.

Novas regras para os motoristas de aplicativo

  • Deverá apresentar documentos básicos, como a CNH (já era exigido antes das novas regras);
  • Realização do curso de treinamento para condutores com carga horária de 16 horas a distância, onde os temas abordados serão: gentileza, primeiros socorros, diversidade sexual, mecânica, entre outros.
  • Não será permitido o uso de camiseta esportiva ou regata, moletom ou calça esportiva, chinelos, jaquetas de times, clubes e associações;
  • Comprovante de contrato de seguro que cubra acidente envolvendo passageiro;
  • Seguro obrigatório (DPVAT);
  • Idade máxima do veículo de 7 anos para motoristas que se cadastraram até julho de 2017. Para os que se cadastraram após essa data, só serão aceitos carros com 5 anos de fabricação;
  • Adesivo no para-brisa indicando para quais empresas de aplicativo o motorista presta serviço;
  • Licenciamento obrigatório na capital paulista;
  • Realização de inspeção anual, como acontece com taxistas.

As novas regras começaram a valer no dia 10 de janeiro de 2018, no entanto, as empresas de aplicativo como Uber, 99Pop, Cabify, etc, conseguiram por meio de negociações com a Prefeitura estender o prazo para a declaração de inspeção dos veículos cadastrados, bem como o Certificado de Segurança do Veículo (CSVAPP) para o dia 28 de fevereiro. Com exceção dessas duas obrigações, as outras já estão valendo.

Importante Inicialmente as novas regras valem apenas para motoristas do estado de São Paulo, no entanto, será um modelo adotado por todos os estados brasileiros gradativamente.

Como fazer o curso de motorista de aplicativo?

Uber
Motoristas que prestam serviço para a Uber serão informados por mensagens em seus celulares e email sobre a realização do curso, que será 100% online e a distância. A empresa garante que haverá canais de atendimento 24 horas e 7 dias por semana para sanarem as dúvidas dos motoristas.

99
No aplicativo do motorista será disponibilizada uma guia online com um passo a passo para seus motoristas se adequarem as novas regras.

O curso de uma empresa vale para outras?

Você deve estar se perguntando: “Se eu fizer o curso com a Uber para tirar o CONDUAPP, ele valerá somente para a Uber?” Infelizmente, ainda não temos respostas para essa dúvida, no entanto, estamos um posicionamento mais claro da Prefeitura e assim que possível, atualizaremos essa matéria confirmando o curso feito na Uber vale para todas as outras empresas e vice-versa.

6 Comentários

  1. norberto.aaraujo@gmail.com Janeiro 10, 2018
  2. CICERO LOPES RIBEIRO Janeiro 10, 2018
    • UberBRA Janeiro 11, 2018
  3. Alexsandro gonçalves muniz Janeiro 10, 2018
  4. Hailton Janeiro 10, 2018
  5. Fabio roma Janeiro 9, 2018

Envie um comentário