Ajuda básica

Enviei o documento do meu carro… Em quanto tempo aprova?

Depois de tirar uma foto do documento do carro e enviá-lo para a Uber através do site oficial deles ou pelo aplicativo de motorista, além da ansiedade e expectativa para que tudo dê certo, surge também aquela grande – e quase nunca respondida – pergunta: Em quanto tempo eles aprovam a documentação para eu começar a trabalhar?

Todos os motoristas, sem exceção, passam por esse processo de espera até que as fotos sejam analisadas e, posteriormente, confirmadas como autênticas para a liberação acontecer. Pode demorar um dia, dois, três, uma semana ou mais, a depender de como esteja a demanda. Infelizmente, somente após esse processo é que será possível se conectar a plataforma para realizar viagens.

Uma vez que você tenha enviado o CRLV do seu carro, os seguintes status poderão aparecer: Ausente, Rejeitado, Vencido ou Ativo, conforme explicamos em Documentação Uber. O ideal é que constar como ativo, porém se ocorrer de aparecer rejeitado ou vencido, esses são os principais motivos:

  • O documento passou da validade
  • Você não pagou o seguro obrigatório (DPVAT)
  • O ano de fabricação do carro é inferior ao permitido
  • O carro em questão é permitido

A Uber estabeleceu regras para os anos de fabricação aceitos em cada uma das categorias X, Comfort e Black, assim como os modelos que são ou não permitidos, conforme explicamos em Carros Permitidos pela Uber em 2020. Isso significa que se o documento do seu carro não atender aos requisitos mínimos exigidos pela empresa, obviamente ele será rejeitado, restando a você comprar ou alugar um carro novo.

Se você realmente for trocar de carro, o melhor – com base na experiência de milhares de motoristas – é optar pela locação de um veículo, conforme explicamos em “Vale a pena alugar um carro para Uber ou 99?“, pois você não ficará preso a nenhum financiamento nem comprometido com o pagamento de revisões, seguro e documentações (estará incluso na parcela mensal do carro).

Como aprovar o documento imediatamente?

Felizmente, é possível fazer a ativação imediata do documento de seu carro após enviá-lo. Como? É muito simples: tudo que você precisa fazer é visitar um dos Centros de Atendimento Uber mais próximos da sua região e solicitar a eles que façam a análise do seu CRLV, o que não deve demorar mais do que 5 minutos.

Além disso, você pode simplesmente optar por levar a documentação pessoalmente e eles se encarregarem de preencher todas as informações da sua conta de motorista de acordo com os dados presentes no CRLV do seu carro.

Por fim, um conselho: Se você trabalhou algum tempo como motorista na Uber e decidiu trocar de carro, envie a documentação do novo veículo primeiro e espere que ela seja aprovada, pois caso você comece a trabalhar com o carro novo e a documentação seja referente ao antigo, você correrá um sério risco de ser banido em caráter definitivo, conforme explicamos em 50 Motivos para sua conta Uber ser bloqueada.

Achou útil? Compartilhe!