3 dicas infalíveis para evitar assaltos trabalhando de Uber

Evitando assaltos trabalhando de Uber

O aplicativo Uber tem sido um grande sucesso no Brasil. Mas, com todo esse sucesso e crescimento, criou-se uma porta de entrada para muitos bandidos. Eles se cadastram, solicitam a corrida com pagamento em dinheiro, em sua grande maioria, e então fazem seus assaltos aos motoristas.

Entretanto, existem 3 tipos de análises pra você fazer e evitar assaltos ao trabalhar como Uber. Se no momento que você receber o chamado de uma corrida e as 3 análises baterem, como estão citadas abaixo, não hesite em sair imediatamente do local.

Como evitar assaltos

De uma maneira geral não será necessariamente recusando corridas em lugares estranhos que você evitará assaltos, mas sim ao levar em consideração três fatores importantíssimos: bairro, rua e comportamento do passageiro.

Somente o fato de você conseguir entender bem esses três fatores, suas chances de evitar assaltos crescerão bastante ao ponto de você desenvolver um excelente tirocínio (capacidade de percepção).

Espalhe conhecimento! Compartilhe essas dicas e ajude mais motoristas!

1. Analisando o bairro

Bairros afastados, comunidades à vista, becos e vielas em grandes quantidades, são fatores que podem te ajudar a não entrar em lugares estranhos e evitar assaltos. Ao se deparar com um lugar nessas condições, compare-o com o bairro mais seguro que você já esteve, então faça a avaliação de 1 a 3, sendo 1 perigoso, 2 normal e 3 seguro.

Se na sua análise o bairro se encaixa no quesito 1 e 2 (perigoso e normal), é importante que você redobre a sua atenção no momento de avaliar a rua e o passageiro que está no local indicado, ok? Será analisando essas e as próximas etapas que você irá evitar possíveis assaltos.

2. Analisando a rua

Avaliar uma rua é mais complexo do que um bairro, pois você pode sentir-se seguro nela por ser muito movimentada, no entanto, pode ter um bandido disfarçado de bom passageiro. Por isso, ao chegar no ponto da rua definido pelo passageiro, faça uma análise detalhada:

Nessa análise, veja se o passageiro está na frente da casa/espaço/prédio. Veja também se próximo ao local tem algum carro suspeito, ou se tem algum carro parando próximo a você. Com base nisso, sinta-se seguro para receber o passageiro, prestando sempre atenção nos retrovisores afim de checar se há movimentações suspeitas em volta do seu carro.

3. Analisando o passageiro

A análise ao passageiro começa pela nota que ele tem no aplicativo, principalmente, se ela for 5 estrelas. Existem dois fatores envolvendo as 5 estrelas:

Primeiro fator: trata-se de um passageiro muito bem avaliado;
Segundo fator: trata-se da primeira viagem desse passageiro.

Não há como avaliar uma situação de risco só pelas 5 estrelas que o passageiro tem, portanto, essa é a hora de juntar a análise rápida que você fez ao chegar no bairro, ao se aproximar da rua dele e, por fim, a avaliação física de quem está no local indicado no seu mapa.

Se for um ou dois homens, atente-se aos detalhes: é jovem, está de óculos escuros ou boné, está de bermuda? por fim, ele ou eles tem olhar esquivo? Isto é, ele ou eles olham ligeiramente para o carro, mas rapidamente olham a rua e o movimento em volta? Cuidado! Se você sentir-se inseguro nessas questões, mete marcha!

Se for mulher, atente-se aos detalhes: está acompanha de um homem, tem olhar esquivo? Em um raio de 15 metros há movimentação suspeita de homens, principalmente encostado em algum carro? Cuidado! Situações assim indicam perigo, mas se somente ela estiver sozinha no local indicado e você não ver movimentação suspeita, aproxime-se dela, mas continue atento aos retrovisores para não ser surpreendido.

3.1. Ainda há riscos de assaltos ou não?

Se você sentir-se seguro ao fazer a análise do bairro, da rua e considerar que não há riscos de assaltos, mas ao se aproximar do local não ver nenhum passageiro, NÃO pare no ponto indicado no mapa. Antes, aproxime-se lentamente olhando entre os carros, se houver algum na rua.

Pare, no mínimo, a 20 metros de distância com todos os vidros abertos, se eles forem escuros e atrapalharem sua visão, então fique atento aos retrovisores, sem perder o foco no local indicado pelo passageiro.

Se estiver tudo em ordem e você ver o passageiro saindo, aproxime-se dele com cuidado e deixe-o embarcar sempre mantendo vigilância nos retrovisores e no movimento à sua frente.

Esse artigo foi útil para você?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...