Ajuda básica

Financiar ou Alugar carro para Uber e 99 POP?

Entra ano, sai ano e as dúvidas continuam as mesmas de sempre. Será que vale a pena comprar um carro para trabalhar na Uber e 99 POP? Ou é melhor alugar? Apesar de serem duas perguntas bastante comuns, nem todos os motoristas sabem responder ao certo qual é a melhor opção, e na internet não existem respostas conclusivas e convincentes sobre esse tema. Portanto, hoje findaremos esse assunto e todas as suas dúvidas a respeito dele.

Há quem defenda o financiamento sustentando o argumento de que está pagando por algo que será seu. Verdade seja dita, essa é, inclusive, a maior vantagem de qualquer financiamento automotivo. Por outro lado, há quem defenda o aluguel sustentando o argumento de que, embora não seja um carro próprio, não há nenhum aprisionamento a financiamentos e, por essa razão, a pessoa pode abandonar o aluguel a qualquer momento, principalmente se surgir algum problema na Uber ou 99 POP, como bloqueios definitivos, por exemplo.

Financiar é ótimo, mas…

A maior vantagem de financiar um carro, como já mencionamos, é que ele será seu após o pagamento da última prestação. A desvantagem, principalmente se você estiver entrando em um financiamento apenas para trabalhar como motorista de aplicativo, é que a qualquer momento sua conta de motorista pode ser bloqueada. Geralmente, excessos de cancelamentos e corridas recusadas, avaliações baixas e mau relatos dos passageiros são os motivos mais comuns para uma conta ser banida.

Então, em um cenário onde você dependa exclusivamente da Uber e 99 POP para pagar a prestação do seu carro, é preciso ter muito cuidado e atenção para estar em plena conformidade com todos os termos afim de não ser suspenso ou banido. Vale ressaltar que as chances de ser reativado na plataforma após um banimento são relativamente baixas.

Além disso, você também precisa levar em consideração os custos de comprar um carro, como as revisões e manutenções para troca de pneus, pastilhas, discos, amortecedores, bandejas, bieletas, alinhamento, balanceamento, troca de filtros de óleo, gasolina e ar condicionado, assim como reparos não programados que acontecem em razão uma ou mais peças quebrarem ou param de funcionar corretamente.

Pode parecer exagero, mas rodar de 4 a 6 mil quilômetros por mês desgasta rapidamente o seu carro. Fora isso, carros de aplicativo tendem a desvalorizar muito mais em razão da alta quilometragem. Portanto, todos os pontos mencionados acima precisam ser levados em consideração antes de comprar um carro exclusivamente para Uber e 99 POP.

Alugar também é ótimo, mas…

A maior vantagem de alugar um carro é justamente o fato de que você não estará preso a nenhum financiamento. A desvantagem, evidentemente, é que o carro nunca será seu. Se você alugar um veículo para uso exclusivo na Uber e 99 POP, então existe uma vantagem maior, pois em casos de suspensões, banimentos, problemas de saúde, entre outros fatores, você poderá entregar o carro para a locadora e finalizar o contrato de locação sem ter que pagar nada a mais por isso.

Geralmente, os preços mais em conta para alugar um carro partem de R$ 1.300 e já incluem seguro, IPVA, DPVAT, manutenções, revisões, troca de carro em caso de acidente, dentre outros benefícios. Ou seja, você não terá absolutamente nenhuma dor de cabeça quanto aos reparos do carro, a não ser com o pagamento do aluguel.

Conclusão

Financiar um carro apenas para trabalhar na Uber e 99 POP é um risco, mas não deixa de ser vantajoso, desde que o valor da prestação não ultrapasse 15% do que você ganhará por mês com os aplicativos. Além disso, se realmente estiver disposto a financiar, tente dar pelo menos 20% de entrada ou procurar por cartas de crédito, onde os juros são bem menores.

Se não puder financiar um carro nas condições acima, talvez seja interessante alugar um carro e fazer uma experiência de 2 a 3 meses. Você pode, inclusive, levantar uma boa grana trabalhando bem com um carro alugado e, posteriormente, comprar o seu próprio carro com condições que se encaixem melhor a suas condições financeiras do momento.

Achou útil? Compartilhe!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(5 votos - Média: 5,00)
Loading...