Kit de Emergência que todo Uber, 99 e Cabify deve ter

Os motoristas de aplicativo da Uber, 99 e Cabify passam em média 8 horas por dia ao volante transportando passageiros. Isso significa que eles estão sujeitos aos mais variados tipos de problemas, como acidentes, sujeiras indesejadas no interior do veículo, panes elétricas e mecânicas, pneus danificados, entre outras situações desagradáveis.

Infelizmente, nem sempre será possível evitar esses tipos de situações – mesmo que sejam tomados todos os cuidados necessários -, mas é perfeitamente possível estar preparado e resolver esses problemas sem grandes dores de cabeça, desde que o motorista tenha em seu carro um Kit de Emergência.

Mas, afinal, o que seria esse kit de emergência? Basicamente, é um combo de ferramentas e itens que você pode montar aos poucos ou de uma única vez para garantir que alguns tipos de problemas possam ser resolvidos da forma mais rápida e eficiente possível, conforme a lista abaixo:

Triângulo de Emergência

Triângulo de Emergência

Todo e qualquer carro já vem de fábrica com um triângulo de emergência guardado em algum compartimento. Se por alguma razão o seu carro está sem um desses, é extremamente importante que você compre o quanto antes, pois o uso desse item é indispensável quando o seu carro apresenta algum problema e não pode estar em movimento.

A lei de trânsito brasileira exige que o triângulo deve ser colocado a no mínimo 30 metros do veículo, assim como ter essa metragem aumentada de acordo com a velocidade da via. Por exemplo: se a velocidade da via é 40 km/h, coloque o triângulo a 40 metros do carro; Se a velocidade da via é 80 km/h, coloque o triângulo a 80 metros.

Jogo de Chaves

Jogo de Chaves

Seja para tirar um pneu, consertar um problema simples no motor, desencaixar o painel ou fazer instalações elétricas, você precisa de um bom jogo de chaves. Existem centenas de modelos e preços disponíveis no mercado, porém – e independente da que você escolher – é importante que no jogo tenha os seguintes tipos de chaves: boca, fenda, Phillips, Torx e Allen.

Cabo de Transferência de Carga

Cabo de Transferência de Carga

A bateria do veículo sempre dará sinais de que a sua carga está chegando ao fim, geralmente apresentando sintomas como demora ao ligar o carro e lanternas frontais com iluminação irregular. Apesar dos sinais, é impossível determinar o dia exato em que ela deixará de funcionar completamente e, por essa razão, você não pode andar sem um cago de transferência de carga em seu carro.

Uma vez que você tenha este item em seu carro e passe por esse problema, ficará mais fácil resolvê-lo com a ajuda de outra pessoa fazendo uma transferência de carga de uma bateria avulsa ou que esteja instalada em outro carro.

Cabo de Reboque

Também não poderia ficar de fora dessa lista os cabos de reboques. Eles podem ser encontrados nos mais variados tipos e tamanhos, porém o ideal é sempre optar por escolher o de melhor qualidade, mesmo que o comprimento não seja tão grande.

Cabos de reboque com até 3,5 metros e capacidade de carga de 2.000 quilos já supre a necessidade de pelo menos 90% dos veículos que circulam pelas ruas. Além de ser útil para rebocar o seu carro, também servirá caso um dia você precise rebocar outro veículo.

Lanterna

Lanterna

Todos os celulares da atualidade possuem a função de lanterna, porém não é tão prático para o motorista usá-lo para essa finalidade se existem centenas de opções de lanternas compactas e com iluminação muito mais poderosa. Elas são extremamente eficientes para procurar objetos perdidos no assoalho do carro, assim como para iluminar o motor do carro ou áreas externas.

Achou útil? Compartilhe!