Desativação, Suspensão, Bloqueio ou Banimento na Uber – Motivos

Desde que começou a oferecer seus serviços no Brasil a Uber sempre procurou melhorar a qualidade de cada corrida feita pelo aplicativo. E você quer saber como ela tem feito isso? Punindo usuários e motoristas que não cumprem as regras básicas exigidas pela empresa, porém no caso dos motoristas a quantidade de regras são muito maiores e é preciso ter muita cautela!

Sabia que a Uber sabe quando você aceita uma corrida muito grande, porém convence o passageiro de fazê-la por fora do aplicativo por um preço um pouco menor só para você não ter pagar os 25% da Uber? Pois é, isso tem feito milhares de motoristas perderem seus cadastros, porque mesmo após cancelar a corrida, sua localização continua ativa, portanto se você entregar a pessoa no mesmo endereço que estava marcado no aplicativo, a Uber simplesmente bloqueia sua conta!

Esse é apenas um dos vários motivos pelos quais você pode ser desativado, suspenso, bloqueado ou banido da Uber. Confira os outros!

Principais Motivos de Punições na Uber

Cobrar do passageiro quando o pagamento é no Cartão de Crédito
Sempre existirá um espertalhão tentando cobrar o valor da corrida de algum passageiro leigo mesmo quando a forma de pagamento selecionada é cartão de crédito. A Uber permite que isso aconteça uma única vez, porém na segunda você pode ser banido para sempre da plataforma.

Trabalhar com carro diferente do cadastrado
Caso você esteja para trocar de carro lembre-se de fazer a alteração na sua conta Uber também, pois caso você troque de carro e continue com os dados do antigo, provavelmente um passageiro vai relatar para a Uber e você terá sua conta bloqueada por tempo indeterminado.

Angariar passageiros
Seja em aeroportos, rodoviárias, estádios de futebol ou qualquer outro local, você nunca deverá angariar passageiros, isto é, tentar recrutar ou atrair um passageiro para fazer uma corrida por fora do aplicativo quando no mesmo local existem diversos motoristas online esperando por essas corridas. Nesse caso, você é banido e nunca mais poderá trabalhar de Uber.

Taxa de Cancelamento e Aceitação
Existe uma margem aceitável pela Uber com relação a taxa de cancelamento e aceitação dos motoristas, porém ao ultrapassar essa margem as chances de você ser suspenso são muito grandes! O ideal é que sua taxa de cancelamento não fique abaixo de 70% e a sua taxa de aceitação abaixo de 80%. Como mencionado, a punição inicial para essas situações é uma suspensão, mas se persistir poderá ser banido.

Comportamentos inadequados
Você será banido para sempre da Uber e poderá ser preso se forem relatadas por passageiros uma ou mais das situações abaixo:

  • Assédio moral e sexual
  • Conversas abusivas, vulgares, insultuosas, de ódio ou ameaçadoras
  • Gestos obscenos
  • Discriminação
  • Racismo
  • Preconceitos de um modo geral
  • Agressões físicas ou verbais

Trabalhar com o cadastro de outro motorista
Nesse caso não será você a pessoa a ser banida da Uber, mas sim o cadastro de quem você está utilizando. Se isso acontecer, provavelmente um passageiro relatará a Uber que você é diferente do motorista cadastrado no aplicativo, então será aplicada uma punição leve: banimento para sempre.

Rodar com a corrida aberta sem o passageiro no carro
Pode acontecer de você esquecer de finalizar a corrida após entregar o passageiro em seu destino, porém isso não pode se repetir. Agora, se você entregar o passageiro no destino dele e continuar rodando sem finalizar a corrida por “esperteza”, o passageiro com certeza vai relatar para a Uber e você só receberá o valor mínimo da corrida (R$ 6 a R$ 13, dependendo da cidade e categoria do seu carro), no entanto isso não é o pior, o pior será ver o seu cadastrado sendo suspenso por até 72 horas na primeira vez. Na segunda vez, você será banido para sempre.

Iniciar a corrida sem o passageiro no carro
Se você iniciar a corrida antes do passageiro entrar no carro e ele relatar para a Uber, você receberá apenas uma notificação. Porém se você iniciar a corrida e rodar sem o passageiro, seu cadastro será suspenso por até 72 horas. Se voltar a fazer isso, seu cadastro será banido para sempre.

Esses são os principais motivos, porém em outra matéria publicaremos todos os possíveis motivos para sua seu cadastrado na Uber sofrer alguma punição!



Envie o seu comentário!


Ícone de AlertaNão esqueça de voltar aqui para conferir se o seu comentário foi respondido!