Motorista Uber – Requisitos e Documentos 2018

O Uber se tornou a maior porta de escape mediante as crises financeiras que atingem países e famílias por todo o mundo. Não há como negar que os transportes por aplicativo são a maior tendência do momento e continuarão assim por muitos anos. E você pode se tornar um grande protagonista dessa história, isto é, ainda hoje você pode se cadastrar e dentro de poucos dias se tornar um Motorista Uber e começar a fazer uma renda extra transportando pessoas em seu veículo!

Como ser Motorista Uber?

A grande pergunta que muitos fazem é “Como ser motorista Uber?” e nós temos todas as respostas, porém é importante tomarmos ciências de alguns fatores muito importantes. Primeiramente, hoje nenhum motorista corre o risco de ter o seu carro apreendido em razão de estar transportando passageiros em seus veículos particulares, pois estamos respaldados pela lei que regulamenta os aplicativos, a PL 5587.

Cada município tem liberdade para determinar suas regras, porém como dito anteriormente, não podem proibir a utilização desses serviços de transporte por aplicativo.

Para se tornar um Motorista Uber você precisará atender, primeiramente, aos requisitos da Uber, que são:

Requisitos Uber

  • Idade mínima de 21 anos;
  • Carteira de Habilitação definitiva e com observação “Exerce Atividade Remunerada”;
  • Não constar registros em seu Atestado de Antecedentes Criminais.

Documentos Uber

Sobre a Idade Mínima para Trabalhar de Uber
Embora a Uber exija de seus motoristas que tenham, no mínimo, 21 anos, é possível que seu cadastrado seja aprovado mesmo que você tenha 18, 19 ou 20 anos. Se você não tiver 21 e seu cadastro for aprovado, você poderá trabalhar como motorista, no entanto, correrá o risco de ser banido da plataforma a qualquer momento.

Sobre a Carteira Nacional de Habilitação
Para seu cadastro ser aprovado sua CNH precisará constar a observação “Exerce Atividade Remunerada”, ou seja, um comprovante de que você está apto para trabalhar com transporte de passageiros ou de cargas. Caso a sua CNH não possua essa observação, basta se dirigir até uma unidade do Detran e solicitar. Por fim, sua CNH deverá ser definitiva, isto é, com mais de 1 ano desde que foi emitida.

Sobre o Atestado de Antecedentes Criminais
Caso existam registros em seu atestado de antecedentes criminais você correrá o risco de ter o seu cadastro barrado. Infelizmente, a Uber não nos dá informações sobre quais tipos de registros podem levar à uma não aprovação de cadastro, porém caso não haja nenhum registro então não há com o que se preocupar!

O que pode atrapalhar meu cadastro Uber?

Com base nos relatos de milhares de motoristas aqui em nosso site e em diversos grupos do Facebook e WhatsApp, eu consegui definir alguns pontos importantíssimos e que podem ser decisivos na aprovação ou reprovação do seu cadastro na Uber, portanto, veja o que pode atrapalhar o seu cadastro e você não ser aprovado:

Nome diferente do que está na CNH
Ao fazer o seu cadastro você precisará informar o seu nome e também enviar uma foto da sua CNH, portanto, é importante que ao informar o seu seu nome ele esteja idêntico à CNH, porém se você errar qualquer letra ele ficará barrado na fila de aprovação da Uber.

Número de celular incorreto ou inexistente
Ao criar um cadastro na Uber você precisará informar um número de celular (a Uber não aceita telefone fixo). Esse número será usado para uma Verificação de 2 Etapas e também para confirmar o seu cadastro, portanto, se você informar um número de telefone fixo ou errar algum dígito, a Uber não poderá fazer a confirmação e seu cadastro ficará barrado na fila de aprovação.

Email incorreto ou inexistente
Se ao criar um cadastro você informar um email incorreto ou que não exista, a Uber não poderá fazer a confirmação da sua conta e seu cadastro ficará barrado na fila de aprovação, portanto, tenha toda a atenção do mundo na hora de informar o seu email. Caso você não tenha um acesse o Google e pesquise “Criar conta Gmail”.

Sua cidade já conta com a Uber?
Caso você more em uma cidade que ainda não seja atendida pelos serviços da Uber, provavelmente o seu cadastro ficará barrado na fila de aprovação até que sejam iniciados os serviços Uber em sua cidade.

Em quantos dias meu cadastro é aprovado?

Digamos que o tempo de aprovação de um motorista na Uber seja o processo mais desesperador para qualquer pessoa, afinal, o que mais recebemos de pergunta aqui é “Em quantos dias o meu cadastro é aprovado?“, por isso, chegamos a conclusão de que esse é, definitivamente um momento muito delicado e angustiante.

Segundo a Uber, um cadastro é aprovado em até 10 dias úteis. Pode parecer muito, mas passa rapidinho. Os 10 dias úteis representam o limite máximo que a Uber tem para aprovar o seu cadastro, porém a média de aprovação é de 3 a 5 dias úteis.

Não tenho carro, posso trabalhar com um alugado?

Você poderá trabalhar na Uber com seu carro, com o carro de um amigo, com o carro de um parente ou ainda alugar um carro! Aqui em São Paulo, por exemplo, mais da metade dos motoristas trabalham com carros alugados, ou seja, só não trabalha quem realmente não quer.

Se você for trabalhar com um carro alugado é importante pesquisar bastante antes de escolher uma locadora e um veículo, pois se escolher um carro não muito econômico e com uma mensalidade acima de R$ 1.400, as chances de você sair no prejuízo são bem maiores. Procure alugar carros das seguintes locadoras (elas possuem parceria com a Uber): Localiza, Movida e Unidas. Caso em sua cidade não tenha nenhuma dessas, então procure por uma que te alugará por no máximo R$ 1.400.

Quais carros são permitidos na Uber?

A Uber tem diversas categorias, como: UberX, UberSelect, UberBlack e UberBag, portanto, confira quais são os requisitos para cada uma dessas categorias:

Como se cadastrar na Uber?

Por fim, você deve estar se perguntando como e onde se cadastrar para começar a trabalhar de motorista Uber, certo? Bom, se você viu pode ser um Motorista Uber e atende todos os Documentos e Requisitos Uber, então poderá iniciar o seu cadastro acessando a página: Eu quero ser um Uber.



2 Comentários

  1. renir giovani comin 15 de agosto de 2018

Envie o seu comentário!


Ícone de AlertaNão esqueça de voltar aqui para conferir se o seu comentário foi respondido!