Ajuda básica

O que é Treme Treme no Uber e 99? Como ser reembolsado?

“Treme Treme” é o nome dado pelos motoristas de aplicativo do Rio de Janeiro para um golpe que aumenta o valor da corrida do passageiro em até 300%. Embora não seja uma novidade, somente agora essa prática ilícita ganhou notoriedade na mídia, se tornando, inclusive, o tema de algumas reportagens em jornais televisivos.

Acredite ou não, essa é apenas uma das diversas formas encontradas por motoristas – criminosos na minha opinião – para extorquir dinheiro dos passageiros do Uber, 99 e até mesmo Cabify.

Como funciona o Treme Treme?

Tudo consiste em burlar o sistema de GPS do celular, sendo necessário, no entanto, que o motorista tenha dois aparelhos para conseguir aplicar o golpe. No primeiro celular eles deixam instalado o aplicativo do Uber ou 99 para receberem as solicitações. Então, depois de aceitaram o pedido de uma viagem eles se dirigem até o passageiro, iniciam a corrida, ativam o modo avião e desligam o celular.

Enquanto isso, no outro aparelho colocam o endereço de destino do passageiro e seguem as instruções de caminho informadas pelo Waze ou Google Maps. Dessa forma, os passageiros não percebem que estão sendo vitimas de um golpe, pois aparentemente o motorista está fazendo a rota corretamente.

Porém, nos bastidores dessa prática criminosa o que está acontecendo é muito mais grave: como eles desligaram o celular onde o aplicativo do Uber ou 99 estavam instalados e com a corrida em andamento, o algoritmo dessas empresas não conseguem identificar a rota que está sendo feita e, consequentemente, o resultado é desastroso. Veja:

Uma vez que o motorista ative o modo avião e desligue o celular, o algoritmo do Uber fica desnorteado tentando encontrar uma rota e acaba criando um trajeto extremamente bagunçado como mostrado na imagem acima. Por essa razão, os motoristas intitularam o golpe de “Treme Treme”.

Com isso, os passageiros pagavam até 300% a mais nas corridas. Então, ao invés de serem cobrados em R$ 20, acabavam pagando R$ 80 ou mais, por exemplo.

Como ser reembolsado?

Se você acha que foi prejudicado pelo golpe do Treme Treme, poderá pedir um reembolso para a Uber ou 99. Eles farão uma análise do trajeto realizado afim de identificar o golpe, devolver o seu dinheiro e banir o motorista em caráter definitivo da plataforma.

Para pedir reembolso do golpe Treme Treme, siga as instruções abaixo:

  1. Abra o seu aplicativo de passageiro
  2. Toque nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo da tela
  3. Toque em “Suas viagens”
  4. Toque na viagem que você sofreu o golpe
  5. Desça a tela e, em Ajuda, toque em “Revisão de valores ou taxas”
  6. Toque na opção “Meu motorista fez um trajeto ruim”
  7. Em motivo, selecione “O trajeto estava errado ou foi muito longo”
  8. Toque em “Avançar” e finalize o pedido de reembolso

Agora é só esperar o suporte de atendimento ao cliente revisar a sua solicitação de reembolso. Geralmente, a solução é apresentada a você em menos de 24 horas.

Achou útil? Compartilhe!
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
(5 votos - Média: 5,00)
Loading...