O que minha CNH precisa para ser aceita na Uber?

O que minha CNH precisa para ser aceita na Uber?

Para se tornar um motorista de aplicativo na Uber é mais fácil do que você pensa, pois a única exigência da empresa é, basicamente, que seus os futuros parceiros tenham uma Carteira Nacional de Habilitação válida, conforme explicamos em Requisitos para Motorista Uber. Obviamente, existem outros fatores para sua CNH ser aceita e explicaremos todos eles a seguir.

No passado, houve boatos de que somente uma CNH válida e dentro das diretrizes da empresa não era o suficiente, pois existia (ou ainda exista) um processo de verificação do Atestado de Antecedentes Criminais de cada pessoa, porém ao procurar a empresa para esclarecer esse detalhe não obtivemos nenhuma resposta, então por mais que essa verificação seja real, a Uber provavelmente implicará apenas com delitos mais graves.

Talvez, você encontre maiores respostas para essa questão do atestado através de uma página Telefone Uber que dedicamos exclusivamente para os futuros motoristas obtiverem respostas para as perguntas mais comuns, assim como o contato da empresa.

É necessário uma CNH definitiva

Não adianta tentar prosseguir com o seu cadastro na Uber ou qualquer outra empresa de transporte particular por aplicativo, como a 99 ou Cabify, se a sua carteira de motorista for permissão, isto é, que tenha menos de 1 ano desde a primeira emissão. Dito isso, fica claro que sua CNH só será aceita se for definitiva.

E, quanto a isso, não existe segredo para receber a sua CNH definitiva: basta ter um bom comportamento ao trânsito e sem nenhuma multa durante o período inicial de 12 meses e, após transcorrido esse tempo, você poderá requisitar a via definitiva.

É necessário uma observação no verso da CNH

A exigência de uma observação no verso da CNH, geralmente conhecida como “Exerce Atividade Remunerada”, não é uma obrigação imposta especificamente pela Uber ou outras empresas do segmento, mas sim pelo próprio Código de Trânsito Brasileiro. Então, além dos motoristas de aplicativo, o mesmo também acontece com taxistas, caminhoneiros, entre outros.

Em São Paulo e em alguns estados brasileiros essa observação, como mencionado acima, é intitulada de “Exerce Atividade Remunerada”, porém pode ser diferente em outras localidades e, independente do lugar que você mora, é indispensável que sua CNH tenha isso para ser aceita pela Uber.

Como conseguir a observação na CNH?

Se a sua CNH está dentro da validade e é definitiva, o próximo passo para incluir a observação é muito simples: basta se dirigir até uma unidade do Poupatempo ou Detran mais próximo de sua região e solicitar uma nova via da sua habilitação com a observação “Exerce Atividade Remunerada” ou caso o nome em sua cidade seja outro, basta dizer que precisa trabalhar com aplicativos de transporte.

Após solicitar essa observação no Detran ou Poupatempo você precisará realizar um exame psicotécnico para comprovar que está apto ao transporte remunerado. Se tudo der certo, em pouco tempo você já estará com sua habilitação pronta para entrar na Uber e só precisará ter um carro dentro das exigências da empresa, conforme explicamos em Carros Permitidos pela Uber.

Achou útil? Compartilhe!