Ajuda básica

Posso pedir um Uber para outra pessoa?

Sabia que a Uber é a maior empresa do segmento de transporte particular por aplicativo do mundo? Além dela existem diversas outras concorrentes, como a 99 POP e Cabify, mas estão longe de chegarem a liderança do mercado. Se manter nesse posto não é tão fácil quanto parece e, por essa razão, a Uber sempre está beneficiando seus clientes com diversas regalias, principalmente descontos.

Entre as concorrentes a Uber é que menos pega pesado em suas exigências para motoristas e passageiros. Talvez por esse motivo seja considerada uma das melhores – segundo seus próprios clientes -. Fato é que por todo esse tamanho e popularidade acabam criando diversas dúvidas das quais nem sempre é possível encontrar uma resposta no aplicativo, não é mesmo?

Entre essas dúvidas podemos destacar uma muito comum: “posso pedir um Uber para outra pessoa?”. Esse assunto divide opiniões, principalmente no que se diz respeito aos motoristas. Veja abaixo o porquê!

Pode pedir Uber para outra pessoa?

A Uber não impede que seus clientes peçam Uber para outras pessoas, até porque seria impossível fazer esse tipo de controle, uma vez que a empresa não tem recursos de segurança para fazer a identificação de quem solicitou e quem realmente entrou no carro. Portanto, você pode sim pedir um Uber para um amigo, parente ou até mesmo desconhecido.

Porém, é muito importante que você tenha consciência sobre um golpe que vem sendo aplicado com uma frequência cada vez maior: uma pessoa desconhecida aborda você na rua (geralmente na frente de estabelecimentos) e diz que não está conseguindo solicitar um Uber pelo celular dela, então essa pessoa gentilmente pede para você solicitar o Uber através do seu próprio celular com o método de pagamento em dinheiro, logicamente.

O problema vem a seguir: depois que você solicita um Uber e a pessoa embarca nele, ela aplica um golpe no final da viagem dizendo ao motorista que não tem dinheiro, pois achava que quem solicitou (nesse caso você) tinha marcado a opção cartão de crédito como forma de pagamento. Sendo assim, o motorista reporta para a Uber o ocorrido e você será obrigado a pagar a viagem futuramente.

Por questões de segurança nunca solicite um Uber pelo seu celular para pessoas desconhecidas! Além disso, existem casos de ladrões aplicando esse tipo de golpe, o que pode vir a se tornar um grande problema para você, afinal, se algum delito for cometido contra o motorista a polícia fará o levantamento do nome de quem solicitou a corrida afim de encontrar informações que possam levar até os bandidos, mas neste caso serão levados a você. Isso não significa que você será preso, mas, terá que justificar porquê solicitou a corrida em seu nome.

Achou útil? Compartilhe!