Ajuda básica

Primeira Viagem Uber – Como fazer?

Primeira Viagem Uber

Depois de fazer o cadastro de motorista, enviar as fotos de documentos como CNH, comprovante de residência, CRLV, uma foto do seu rosto para identificação no aplicativo e, finalmente, ser aprovado para trabalhar como motorista, o próximo passo – talvez o mais difícil – é fazer a sua primeira viagem transportando o seu primeiro passageiro.

A menos que você seja um ex-taxista, esse momento realmente será muito difícil, afinal, é provável que nunca antes você tenha levado algum desconhecido dentro do seu carro, ainda mais sendo pago por isso, mas por maior que seja a sua insegurança e falta de conforto com essa situação, é possível amenizar toda essa adrenalina se você souber como proceder. Mas, fique tranquilo, pois tudo isso nós explicaremos a seguir.

Antes de prosseguirmos com o passo a passo, esteja ciente de que a qualidade da viagem depende de você, então mantenha a calma ao volante, seja profissional e educado, não transmita insegurança e, mesmo se errar a rota do GPS, não se desespere, pois o aplicativo vai calcular um novo caminho. Por fim, não se esqueça de acessar a nossa matéria Como ser um motorista 5 estrelas para melhorar a qualidade do seu atendimento.

Então, para fazer a sua primeira viagem na Uber você deverá seguir os procedimentos abaixo.

1. Fique online

Depois de baixar o aplicativo Uber Driver na Play Store ou App Store, abra-o e insira os seus dados de login. Em seguida, você poderá ficar online no sistema tocando no botão “Iniciar”. Veja:

Como ficar online no Uber

2. Aceite a sua primeira viagem

Ficou online? Então agora você já está disponível na plataforma para receber a primeira solicitação de viagem. Pode demorar de 1 a 10 minutos ou mais, dependendo do horário e região, e quando você for selecionado no sistema a tela do seu aplicativo ficará assim:

Primeira Viagem Uber - Aceitar corrida

A tela acima mostra que você está recebendo uma solicitação de viagem e tem aproximadamente 15 segundos para tomar uma decisão: tocar em cima do retângulo que mostra a categoria (uberX), a nota do passageiro (4.98) e a distância até ele em minutos e metros (0.3 km) ou tocar em “Recusar” para rejeitar o passageiro.

Obviamente, toque no retângulo azul e aceite a solicitação, pois conforme explicamos em Cancelamentos Uber, quanto mais viagens você rejeitar maiores serão as suas chances de ser suspenso ou banido no sistema.

3. Busque o passageiro

Depois de aceitar a viagem o seu aplicativo abrirá uma nova tela mostrando informações importantes do seu passageiro, como o endereço onde ele está esperando por você, a distância em minutos e metros (ou km), o nome de quem solicitou e, não menos importante, um botão escrito “Navegar”. Veja:

Primeira Viagem Uber - Informações do Passageiro

Basta você tocar em “Navegar” e o seu aplicativo de GPS abrirá automaticamente com a rota que você deverá seguir até encontrar o passageiro. Geralmente, os motoristas utilizam o Waze como GPS, assim como outros preferem o Google Maps. Em Qual é o melhor GPS para Uber nós explicamos mais sobre esse assunto.

4. Inicie a viagem

Quando você estiver chegando próximo ao endereço onde o passageiro está esperando por você, o seu aplicativo de motorista abrirá automaticamente mostrando novamente algumas informações do cliente. Veja:

Primeira Viagem Uber - Iniciar a Viagem

Espere o passageiro embarcar no seu carro e, em seguida, arraste o seu dedo para a direita sobre o botão “Iniciar”. A viagem acima é referente a categoria X, então está escrito “Iniciar UberX”, porém se fosse Comfort apareceria “Iniciar Comfort”.

5. Confirme o destino do passageiro

Ao deslizar o seu dedo para a direta sobre o botão iniciar serão exibidas novas informações na tela, como o endereço e bairro de destino do passageiro e a distância em minutos e metros até o local. Confirme com o passageiro se as informações estão corretas.

Primeira Viagem Uber - Destino do Passageiro

Depois de fazer a confirmação do destino você deverá tocar novamente no botão “Navegar”, então o seu aplicativo de GPS será aberto mais uma vez com a rota traçada até o endereço informado pelo passageiro.

6. Encerre a viagem

Ao se aproximar do destino do passageiro seu aplicativo de motorista se abrirá automaticamente e você, enfim, poderá finalizar a sua primeira viagem deslizando o dedo para a direita sobre o botão “Encerrar”. Veja:

Primeira Viagem Uber - Encerrar a Viagem

No casos de viagens com pagamento em dinheiro, primeiro será exibido um botão escrito “Receber Dinheiro”, então somente após estar com o dinheiro em mãos é que você deverá deslizar o dedo para a direita sobre o botão “Encerrar”, conforme aparece na imagem acima.

7. Avalie o passageiro

Por fim, a última etapa de todo esse processo é fazer a avaliação do passageiro, assim como ele também fará uma de você. Veja:

Primeira Viagem Uber - Avaliar o passageiro

Você tem a possibilidade de avalia-lo com uma, duas, três, quatro ou cinco estrelas. Depois de escolher a nota basta deslizar o dedo para a direita sobre o botão “Avaliar Usuário” e essa viagem será completamente encerrada.

Lembre-se que quanto mais avaliações 5 estrelas você receber dos seus passageiros maiores serão as suas chances de receber promoções e participar de campanhas especiais da Uber, como o Uber Pro, o programa de recompensas para motoristas, porém isso não será o suficiente se você realmente quiser ganhar muito, portanto acesse também Como ganhar mais dinheiro no Uber e 99 para conferir as melhores estratégias de lucros.

Achou útil? Compartilhe!