Qual tipo de Uber (X, Select ou BLACK) ganha mais?

A maior vantagem da Uber em relação a outras empresas de transporte particular por aplicativo é, evidentemente, a possibilidade de trabalhar em até três categorias diferentes. Isso significa que se o seu carro não for aceito na Black, ele poderá ser aceito na Select, mas se não for aceito na Select, ainda tem a X, que é a versão mais básica e com menores exigências. Cada uma delas possuem tipos de clientes diferentes e, consequentemente, ganhos também.

Na verdade, a X, Select e Black são as principais categorias, entretanto há ainda outras opções, mas que não estão presentes em todas as cidades, como é o caso da UberBag, Black BAG e Bike Rack. Essas últimas três estão habilitadas apenas para a cidade de São Paulo, portanto, toda essa matéria será dedicada exclusivamente as três principais categorias, pois são elas que estão presentes na maior parte das cidades brasileiras.

Qual tipo de Uber ganha mais?

Essa é uma pergunta muito comum, principalmente entre aqueles que possuem um carro novo ou que, aparentemente, tem todas as características necessárias para entrarem nas categorias mais requintadas, como a Select e, sobretudo, a BLACK. Primeiramente, é importantíssimo ressaltarmos que existem regras e níveis de exigências para cada uma dessas modalidades. Veja quais são:

Uma vez que você saiba em qual categoria o seu carro se encaixa, independentemente dele ser próprio ou alugado, o próximo passo é acompanhar os tópicos abaixo para entender um pouco melhor as diferenças elas.

Uber X

Por se tratar da versão mais barata, naturalmente a demanda é muito maior. Além disso, as exigências para os carros serem aceitos são bem menores. Por outro lado, os motoristas trabalham em média de 2 a 4 horas a mais em relação as outras categorias para obterem os mesmos níveis de ganhos. Isso aumenta o desgaste do carro e, sobretudo, a quilometragem rodada, o que acaba exigindo revisões mais frequentes.

Uber SELECT

SELECT é a categoria intermediária da Uber, portanto os ganhos são cerca de 20% maiores em relação ao X e 30% se comparado a BLACK. As regras são um pouco mais rígidas. Embora seja possível trabalhar com modelos hatchs específicos, pelo menos 95% dos carros permitidos são sedãs.

Se você escolher trabalhar apenas com o SELECT terá um pouco de dificuldade em conseguir ganhos consideráveis. Geralmente, os motoristas dessa categoria trabalham aceitando corridas da categoria X também, pois assim mesclam os ganhos das duas e, consequentemente, trabalham um pouco menos.

Uber BLACK

Se você quer ganhar mais e trabalhar menos, a categoria BLACK é a ideal para você. Mas, é importante ressaltar que a quantidade de corridas é bem mais reduzida, pois existem horários e bairros específicos onde essa categoria funciona melhor. Por essa razão, muitos motoristas acabam aceitando corridas das categorias X e SELECT, pois assim mesclam os ganhos para evitar prejuízos, pois os gastos com combustível e manutenção do carro são muito maiores.

Conclusão

Embora os ganhos dos motoristas subam conforme a categoria escolhida, os gastos com manutenções, revisões e combustíveis acompanham esse aumento também. A principal diferença é que a carga horária de trabalho diminui conforme você sobe de categoria. Então, no final das contas os ganhos acabam se igualando. Mas, se for para mensurar em porcentagem uma diferença que possa existir, provavelmente fica na faixa dos 10%.

Um detalhe importante a ser destacado é que os motoristas da SELECT, mas principalmente da BLACK, tem maiores chances de transformar passageiros em clientes, pois seus carros são maiores e mais confortáveis, o que acaba aumentando as possibilidades de conseguir corridas particulares.

Dito isso e finalizando essa questão, os motoristas de todas as categorias tendem a ganhar valores líquidos semelhantes, com margem de 10% para mais ou menos.

Achou útil? Compartilhe!