Quando o motorista cancela a viagem eu pago?

Taxa de Cancelamento Uber

Além de ter sido a primeira empresa do segmento de transporte particular por aplicativo, a Uber também foi a primeira a implementar um sistema de cobrança extra por solicitações de viagens canceladas pelos passageiros. Mais tarde, outras empresas concorrentes, como o Cabify e a 99, aderiram ao mesmo método.

Segundo elas, essa cobrança por cancelamento tem o principal objetivo de proteger os motoristas de sofrerem prejuízos desnecessários, uma vez que o valor creditado na conta deles é o suficiente para compensá-los dos gastos que tiveram ao se locomoverem até o passageiro que, por algum motivo ou outro, optou por cancelar a viagem antes mesmo dela ser iniciada.

Sendo assim, se você é um passageiro e deseja cancelar uma viagem que já solicitou é provável que você seja cobrado com uma pequena taxa, exceto nos casos onde o cancelamento seja realizado em até dois ou cinco minutos (a depender da cidade) após o pedido da mesma. Caso ultrapasse esse tempo, o valor da taxa aumentará gradativamente conforme os minutos se passarem.

Como a taxa de cancelamento é cobrada?

Tanto a Uber quanto 99 e Cabify usam o mesmo sistema de cobrança: dinheiro ou cartão de crédito/débito. A forma como isso acontece varia conforme as suas preferências de pagamento. Por exemplo: se você solicitou a viagem com pagamento no cartão e decidiu cancelar após o período máximo permitido, a taxa será cobrada diretamente na sua fatura.

Agora, se você solicitou a viagem na forma de pagamento em dinheiro e optou por cancelar após o período máximo permitido, o valor da taxa será acrescentado como saldo devedor em sua conta e será cobrado na sua próxima viagem. Neste caso, aparecerá para o motorista o real valor da sua viagem e o seu saldo devedor a parte, porém o montante será cobrado junto.

Foi cobrado injustamente?

Caso você tenha sido cobrado por uma taxa de cancelamento injustamente é possível obter o estorno dela. Geralmente, esses casos acontecem quando os próprios motoristas efetuam o cancelamento após o período máximo permitido, o que acaba gerando uma cobrança aos passageiros. Se estiver passando por isso, siga os procedimentos abaixo:

  1. Abra o aplicativo
  2. Acesse o menu Suas Viagens
  3. Acesse a viagem cancelada
  4. Toque em Problema com a taxa de cancelamento e escolha a opção que se aplica ao seu caso

Se não conseguir resolver o problema dessa forma, tenta acessar uma das páginas a seguir para entrar em contato com as empresas: Telefone Uber ou Telefone 99 POP.

Achou útil? Compartilhe!