Quanto o Google Maps e Waze gastam de Internet?

Quanto o Google Maps e Waze gastam de Internet?

Quando se trata de obter informações em tempo real sobre rotas e trânsito, o Waze é sem dúvida uma das melhores opções disponíveis para os motoristas. Com informações atualizadas e fornecidas pelos próprios usuários, você pode ficar por dentro de tudo o que acontece ao longo do seu trajeto, como acidentes, preços dos combustíveis, obstáculos, comandos policiais e assim por diante.

Já o Google Maps não oferece uma estrutura tão ampla, embora recentemente tenha passado a contar com alguns dos mesmos recursos que encontramos no Waze. Por outro lado, há quem defenda que a navegação no Maps seja mais estável e segura, pois dificilmente ele manda os usuários por dentro de favelas.

Ambos os aplicativos são bons e não estou aqui para decidir qual deles é o melhor, até porque já fizemos uma matéria sobre isso: Waze ou Google Maps: Qual é o melhor para Uber? Então, se a sua dúvida é saber qual escolher, acesse a matéria mencionada, mas caso queira saber quanto cada um deles gastam de internet, prossiga com a leitura.

Consumo de dados móveis do Waze

Em média, o Waze consome cerca de 115 KBs por minuto. Isso significa que durante um período de uma hora ele consumirá aproximadamente 6.900 KBs, que equivale a cerca de 6,9 MBs. Obviamente, esse valor pode ser maior ou menor, pois depende da quantidade de informações e anúncios que aparecerem enquanto você está navegando por ele.

Sendo assim, a partir dos dados acima é possível concluir que um motorista que trabalha em média 12 horas por dia gasta cerca de 82,8 MBs de dados móveis diariamente. Se multiplicarmos esse valor por 30 dias, o uso de dados móveis será de 2.484 MBs no mês.

Consumo de dados móveis do Google Maps

Em média, o Google Maps consome cerca de 46 KBs por minuto, o que é bem menos do que a metade consumida pelo Waze no mesmo período. Isso acontece em razão do Maps ser um aplicativo muito mais leve e limpo, assim como também pelo fato de não ter uma estrutura colaborativa de usuários tão grande e ampla como acontece no Waze.

Então, se 46 KBs é o que o Maps consome em 1 minuto, isso significa que em uma hora ele consome 2.760 KBs, que equivale a 2,76 MBs. Logo, em 12 horas de trabalho são consumidos 33,12 MBs e em 30 dias 993 MBs.

Conclusão

O Google Maps de fato é muito mais econômico no quesito consumo de dados, porém o Waze não consome tanto assim se levarmos em conta a quantidade de recursos que ele oferece. Por tanto, independente do aplicativo que você usar, o ideal é escolher um plano de internet com pelo menos 3 GBs dedicados especialmente aos aplicativos de GPS.

Achou útil? Compartilhe!