Quantos motoristas a Uber tem no Brasil?

Mesmo com todos os escândalos e problemas que a Uber enfrentou desde a sua chegada ao Brasil, uma coisa é certa: o seu crescimento sempre foi acentuado. Não é por menos. Além de ser a pioneira em seu país de origem (EUA), também foi a primeira empresa do segmento a imergir o Brasil nessa “cultura” de transporte particular por aplicativo. Hoje (e graças à ela), surgiram novas empresas do mesmo gênero para fazer concorrência e, consequentemente, beneficiar os usuários com a oportunidade da escolha.

Quantos motoristas a Uber tem no Brasil?

Hoje, a Uber está presente em mais de 65 países; tem mais de 18 mil funcionários pelo mundo; registra em média 15 milhões de viagens por dia no mundo; está presente em mais de 100 cidades brasileiras e tem mais de 75 milhões de usuários cadastrados. Todo esse sucesso funciona com a ajuda da Uber e dos seus respectivos passageiros, mas não seria possível se não fossem eles: os mais de 3 milhões de motoristas espalhados pelo mundo.

Não há como negar que os motoristas são as principais engrenagens desse “grandioso” sistema que faz a Uber e suas dependências funcionarem. Aliás, seria um descaso da minha parte não mencionar um estudo publicado recentemente na Austrália, que diz:

“O modelo de negócios do Uber – em que seus trabalhadores são artificalmente definidos como negócios independentes – ajuda a disfaçar os sacrifícios financeiros que motoristas fazem para permitir que esse modelo funcione”

Em outras palavras, a Uber só é gigante desse jeito porque existem motoristas que se sacrificam todos os dias nas ruas ganhando pouco, mas não só isso, também arriscam as suas vidas entrando em lugares perigosíssimos para tentar obter uma margem de “lucros” maior no final do dia.

Agora, vamos a parte mais interessante dessa matéria: Quantos motoristas trabalham como parceiros da Uber no Brasil atualmente? Bom, se tirarmos pelo último balanço divulgado pela Uber em outubro de 2017 teremos um número bem grandinho: mais de 500 mil motoristas. Porém, hoje estamos em outubro de 2018, ou seja, se passou 1 ano desde o último levantamento. Então, naturalmente o número de motoristas também cresceu, certo?

Para chegarmos em um número próximo do que seja a realidade dos dias de hoje precisamos fazer uma conta básica: de junho de 2014 (mês em que a Uber chegou ao Brasil) até outubro de 2017 se passaram 52 meses. Se dividirmos os 500 mil motoristas por esses 52 meses obteremos uma média de 9.615,38 novos motoristas por mês até outubro de 2017. Então, de outubro de 2017 até outubro de 2018 se cadastraram aproximadamente 9.615,38 novos motoristas por mês, certo? Isso quer dizer que juntando os 500 mil motoristas desde a última divulgação da Uber + os 9.615,38 novos motoristas que se cadastraram todos os meses até o dia da publicação dessa matéria teremos um total de mais de 615 mil motoristas espalhados pelo Brasil.

Leave a Reply