Uber Comfort – O que é? Como funciona?

Uber Comfort - O que é? Como funciona?

Há alguns meses a Uber começou a testar, nos Estados Unidos, a sua nova categoria de transporte intitulada de Comfort. O conceito por trás dessa nova modalidade é garantir que os clientes mais exigentes tenham um pouco mais de conforto, como o próprio nome sugere.

Assim como o SELECT surgiu a partir da fusão entre o Uber X e BLACK, a Comfort é, basicamente, uma fusão entre o SELECT e BLACK, visando atender um público intermediário entre essas duas categorias.

Diferenciais do Uber Comfort

Em termos de comparação, a Comfort é muito semelhante ao Uber BLACK no quesito modelos de carros permitidos, pois ambas as categorias priorizam por veículos maiores e mais modernos. A grande diferença fica por conta de dois novos recursos disponíveis aos passageiros. Veja:

Carros mais novos e maiores

Como mencionado, os carros da Comfort serão maiores e mais modernos. A Uber destaca, inclusive, que apenas veículos com o porte do Toyota Camry ou superior serão aceitos, o que me leva a acreditar que se essa categoria estrear no Brasil também, apenas motoristas do Uber BLACK serão aceitos.

Definir temperatura

No momento da solicitação o passageiro poderá escolher em qual nível a temperatura do ar-condicionado deverá estar regulada. A Uber não informou se os clientes poderão selecionar em número, por exemplo: 16º, 20º ou 25º graus. Mas, acredito eu que seja algo como “Frio”, “Morno” ou “Quente”.

“Cala a boca, Motorista”

Inicialmente, houve uma grande polêmica em torno desse recurso, pois muitos motoristas alegaram que a Uber estava condicionando-lhes a trabalhar como robôs, o que, na verdade, já acontece há muito tempo. Embora eu tenha nomeado essa função como “Cala a boca, Motorista”, no aplicativo a opção aparece como “Modo silencioso”, ou seja, é um cala a boca do mesmo jeito.

Sinceramente, essa opção também deveria ser disponibilizada aos motoristas, já que eles são praticamente obrigados a ouvirem o desabafo de seus passageiros, pois embora a vontade de mandá-lo calar a boca seja muito grande, a de permanecer na plataforma e não ser banido é ainda maior.

Benefícios do Uber Comfort

O maior benefício que eu enxergo nessa nova categoria está no espaço interno maior que os passageiros poderão desfrutar por um preço abaixo do que é cobrado no Uber BLACK, entretanto, a Uber afirma que além do espaço interno, o botão “Modo silencioso” será vantajoso para:

  • Pessoas deficiência auditiva
  • Mulheres que querem evitar conversa para reduzir o assédio
  • Pessoas com ansiedade social

Na minha opinião, esse botão deveria ser disponibilizado em todas as categorias e sem nenhum custo a mais, pois não é justo que pessoas com deficiência auditiva e ansiedade social ou mulheres querendo evitar qualquer tipo de assédio tenham que pagar até 40% a mais para fazerem uso desses recursos.

Requisitos do Uber Comfort

Por fim, existem alguns requisitos básicos estabelecidos pela Uber, nos Estados Unidos, para determinar quais motoristas serão aceitos:

  • Avaliação 4.85 ou superior
  • Carros com até 5 anos de fabricação

No caso dos carros permitidos, o espaço externo e interno deverão ser semelhantes ao Toyota Camry ou qualquer veículo de porte superior.

Fora tudo o que foi mencionado, ainda não existe uma data confirmada para a chegada do Uber Comfort ao Brasil. Na verdade, sequer existem boatos a respeito. Mas, considerando que nosso país é o segundo maior mercado da norte-americana no mundo, provavelmente essa nova categoria virá, mesmo que com um nome diferente.

Achou útil? Compartilhe!