Ajuda básica

A Uber consulta a CNH dos motoristas?

Embora a Uber seja uma oportunidade perfeita para desempregados e pessoas que estão interessadas em adquirir uma renda extra ou se tornarem autônomas, existem algumas regras que acabam barrando o cadastro de milhares de brasileiros. São regras criadas com propósito de manter a plataforma em conformidade com as leis do país e, não menos importante, segura para o bem dos passageiros e dos próprios motoristas.

O conjunto de regras que regem o processo de aprovação de um novo cadastro no sistema não é informado com todos os detalhes pela Uber em seu site oficial, o que acaba gerando muitas dúvidas entre aqueles que estão interessados em se tornarem motoristas de aplicativo pela empresa. Por essa razão, explicaremos um dos pontos fundamentais dentro desse processo: a CNH.

Basicamente, a CNH em conjunto com o carro que você irá utilizar formam uma porta de entrada para Uber, portanto é extremamente importante que ela esteja de acordo com as regras da plataforma, pois do contrário você será apenas mais um futuro novo parceiro sendo recusado sem nem ao menos saber o motivo.

A Uber consulta a CNH dos motoristas?

Essa é uma dúvida muito comum, afinal, se para dirigir a lazer é necessário ser um motorista habilitado e estar com a CNH em dia, quem dirá para transportar pessoas que estão pagando pelo serviço, não é mesmo? Logo, a primeira resposta que temos é sim, a Uber consulta a Carteira Nacional de Habilitação de qualquer futuro novo motorista.

O propósito dessa consulta é, sobretudo, garantir que o motorista a ser liberado para trabalhar no aplicativo esteja dentro dos critérios básicos necessários, que são:

  • CNH com observação “Exerce Atividade Remunerada” (em algumas cidades essa observação pode estar escrita diferente)
  • CNH definitiva (quando a mesma atinge 1 ano desde a sua emissão)
  • CNH dentro do prazo de validade
  • CNH válida (que não esteja com a pontuação estourada ou em fase de reciclagem)

Se a sua CNH estiver em conformidade com todas as informações mencionadas acima, então não existem razões pelas quais ela possa ser barrada, a não ser que o seu perfil de motorista não se enquadre em outras exigências da Uber, conforme você pode ver acessando a nossa matéria “Requisitos Motorista Uber“.

Por fim, é muito importante deixar claro que qualquer CNH em período de permissão (com menos de 1 ano desde a primeira emissão) não serão aceitas e, consequentemente, seu cadastrado será reprovado. Nesse caso, aguarde até que a sua CNH se torne definitiva para você criar uma conta, pois a Uber não aceita dois cadastrados com o mesmo CPF.

Achou útil? Compartilhe!