Uber Juntos – O que é? Como funciona?

Uma novidade foi anunciada pela Uber na última terça-feira (30), trata-se da chegada de uma nova categoria de transporte em sua plataforma chamada Uber Juntos. E nesse momento você provavelmente deve estar se perguntando o que seria essa nova categoria, certo? Basicamente, é uma nova modalidade nem tão nova assim, pois o Uber Juntos nada mais é do que o novo nome para o que nós conhecíamos antes como UberPOOL.

Uber Juntos

O que é Uber Juntos?

O Uber Juntos já funciona em outros países, porém com o nome de UberPOOL Express e, segundo notas oficiais da empresa, funciona muito bem, entretanto o seu lançamento no Brasil só aconteceu no final de outubro 2018, pois a companhia estava estudando o mercado antes de aplicar a novidade.

O funcionamento do Uber Juntos é um pouco diferente daquilo que já estávamos acostumados no UberPool, e muito provavelmente os usuários estranharão, inicialmente, a forma como as viagens acontecem, no entanto, nada que uma boa economia de 35% em relação ao UberX não compense, não é mesmo?

Como funciona o Uber Juntos?

O Uber Juntos funciona da mesma forma que um meio de transporte público usado por milhares de pessoas todos os dias: o ônibus. Como assim? É muito simples: quando o passageiro seleciona a opção Uber Juntos, o sistema agrupa ele e outros passageiros na mesma região que estejam indo para lugares próximos, assim o aplicativo determina um ponto inteligente para os passageiros aguardarem juntos até que um motorista passe nesse ponto e recolha a todos.

Qual a diferença entre o Pool e o Juntos?

No UberPool o motorista pega você na sua casa, trabalho ou local que você determinar e, em seguida, entrega você exatamente no seu destino, certo? No Uber Juntos não funciona dessa forma. Como eu mencionei antes, ao solicitar pela categoria Juntos você e outros passageiros caminhão até um ponto determinado pelo aplicativo e aguardam o motorista. Depois que você e os passageiros estão dentro do carro, o motorista deixará todos de uma única vez próximo dos destinos informados por cada um.

Sendo assim, é provável que algumas vezes o passageiro tenha que caminhar mais um pouco até chegar ao seu destino final. Por conta disso, as corridas custam menos do que o Pool tradicional. A propósito, veja também a nossa matéria: Qual é a diferença entre UberX, Pool, UberSelect, UberBlack e UberBag?

Qual é a diferença de preço entre o Juntos e o X?

Como também já mencionado, as diferenças nos valores podem chegar na casa dos 50%. Infelizmente, não é possível determinar com exatidão o valor que será economizado, pois o algoritmo que calcula os preços do UberPool convencional é um mistério e, por conta disso, não existem valores exatos para cada quilômetro ou minuto rodados.

Ao anunciar o Juntos, a Uber também informou que a economia do passageiro em relação ao X será de 35%.

Em quais cidades o Uber Juntos vai funcionar?

A nova categoria Uber Juntos irá funcionar, inicialmente, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, pois a quantidade de passageiros e motoristas é muito maior, o que permitirá a Uber estudar com mais rapidez a recepção dos passageiros a essa nova modalidade e, assim, estrear em novas cidades.

Como já pudemos acompanhar outras novidades da empresa, é muito provável que o Juntos seja lançado logo em seguida em cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Florianópolis.

Como usar o Juntos?

Dá mesma forma que você utilizava outras categorias, como o UberX, SELECT e BLACK, o uso do Juntos acontecerá da mesma forma, ou seja, deslizando o dedo na tela do aplicativo para esquerda ou direita e, logo em seguida, tocando na opção Juntos.

Leave a Reply