Ajuda básica

Vale a pena comprar um carro para usar na Uber?

Definitivamente, a resposta é NÃO. Não vale a pena comprar um carro somente para usar na Uber ou mesmo em outras empresas de transporte por aplicativo, como a 99 POP e Cabify. A seguir, explicaremos a você porquê temos tanto convicção ao dizer isso.

Primeiramente, temos que ter em mente que a Uber, frequentemente, tem se tornado alvo da política esquerdista imoral do nosso país, onde políticos vagabundos tentam a qualquer custo barrar o crescimento da empresa e, o que é pior, acabar com ela no Brasil. Só por esse motivo, entrar em um financiamento já é um grande risco.

Além disso, é importantíssimo levar em consideração os custos totais de comprar um carro, como: a parcela do financiamento, as revisões periódicas, manutenções inesperadas, IPVA e seguro.

Dito isso, você pode estar pensando que pagar tudo o que foi mencionado acima pode ser equivalente ou a mesma coisa que alugar um carro e, por essa razão, valeria mais a pena comprar do que alugar, pois você estaria pagando por algo que seria seu, certo? Olhando assim, realmente valeria mais a pena pagar pelo seu próprio carro, mas você precisa considerar dois pontos muito importantes:

O risco de ser banido

Qualquer motorista está sujeito a ser banido da plataforma, incluindo os mais honestos e que realmente não fazem nada de ilícito. Para isso, basta apenas que um cliente bêbado faça um relatório mentiroso sobre você e, infelizmente, sua conta será banida até que você consiga provar o contrário.

O problema, entretanto, é provar que você não cometeu nada de errado. Isso pode levar muito tempo e, consequentemente, comprometer o pagamento do financiamento do seu carro.

Além disso, você mesmo pode acabar desrespeitando as regras da Uber e ser o responsável pelo banimento da sua conta. Para você ter uma ideia, nós fizemos uma matéria relatando 41 atitudes que você pode tomar e que levam ao bloqueio da sua conta, acesse: Motivos para uma consta ser Bloqueada Uber e 99 POP.

Por fim, frequentemente recebemos comentários de motoristas desesperados porque foram banidos da plataforma enquanto estavam em um financiamento. Portanto, não recomendamos que ninguém compre um carro apenas com o intuito de trabalhar na Uber.

Tarifas cada vez menores

Os impostos e preços dos combustíveis sobem cada vez mais e, em contrapartida, as tarifas da Uber e de outros aplicativos não acompanham esse crescimento. Isso significa que os motoristas precisam trabalhar cada vez mais para conseguirem abastecer seus carros e pagar seus financiamentos.

Se não trabalharem acima da média estarão correndo o risco de não conseguirem arcar com suas despesas básicas e, no pior dos cenários, atrasar as parcelas do financiamento ou mesmo acumular dívidas em cartões de crédito.

Ou seja, é preciso ter muita dedicação e estratégia para conseguir um ótimo faturamento e que seja o suficiente para pagar todas as contas, principalmente em tempos onde os aplicativos não pagam tão bem assim.

Conclusão

A menos que você esteja interessado em comprar um carro de baixíssimo custo e que não represente nenhum risco financeiro ao seu orçamento mesmo em situações onde você desista ou seja banido de trabalhar na Uber, não recomendamos um financiamento agora, pois esse mercado de transporte por aplicativo ainda é bastante instável em termos políticas, taxas e relações públicas.

Além disso, não sabemos nada sobre o dia de amanhã, a não ser as contas que temos a pagar, portanto, alugar um carro é mais vantajoso do que comprá-lo, pois quando você não puder mais pagar, basta entregar o carro e estará tudo resolvido, sem financiamentos, sem dores de cabeça.

Achou útil? Compartilhe!