Waze ou Google Maps: O melhor para Uber

Será que é possível determinar entre o Waze e Google Maps qual dos dois é o melhor aplicativo de GPS para motoristas da Uber? Embora os dois sejam da mesma empresa – pois a Google comprou o Waze em junho de 2013 -, existem diferenças consideráveis entre os dois, principalmente no que se diz respeito a navegação.

O primeiro e maior detalhe que os tornam bastante diferentes é o fato de que o Google Maps é apenas um aplicativo de mapas, enquanto o Waze é isso e um pouco mais: uma comunidade onde os usuários podem se ajudar uns aos outros enviando alertas de trânsito, batidas entre carros, obstáculos na via, entre outras coisas.

Pesar na balança a diferença entre os dois aplicativos pode ser crucial para você determinar qual deles se sairá melhor durante o seu dia a dia, mas fica difícil tomar essa decisão sem saber quais são as principais diferenças, não é mesmo? Para facilitar sua vida nós mostraremos elas e complementaremos com a nossa opinião.

Vantagens e desvantagens do Waze

Somente no Play Store – a loja de aplicativos da Google -, o Waze já conta com mais de 100 milhões de downloads. Mas, será que isso torna dele o melhor? Vejamos:

Vantagens e desvantagens do Waze

Rotas

Pró: O sistema que traça as rotas no Waze sempre prioriza por caminhos mais curtos, o que diminui a quantidade de quilômetros rodados diariamente.

Contra: Podem ocorrer situações em que você se veja dentro de uma comunidade e não saiba como sair dela a não ser seguindo as instruções do mapa.

Alertas

Pró: Essa é a principal vantagem em relação ao Google Maps. Tanto você quanto outros usuários podem fazer alertas de trânsito, radares móveis, acidentes, obstáculos e policias na via. No Google Maps essa opção não existe.

Contra: O problema da colaboração dos usuários ao fazer alertas e atualizações no mapa é que por vezes o aplicativo mostrará congestionamentos que já não estão mais ativos.

Navegação

Pró: Os mapas do Waze apresentam mais facilidade de compreensão das rotas, pois é possível escolher que eles sejam exibidos em 3D, o que garante uma qualidade maior de detalhes, assim como ajuda você a distinguir com mais precisão em qual via está e em qual deverá entrar.

Contra: Os mapas são recheados de ícones de alertas e mensagens de trânsito, o que acaba criando uma poluição visual que muitas vezes mais atrapalham do que causam benefícios. Além disso, a quantidade de informações na tela pode travar o aplicativo ou atrasar a navegação.

Vantagens e desvantagens do Google Maps

Se o número de downloads de um aplicativo determinasse o quão bom ele era, certamente o Google Maps já teria e extinguido o Waze da face da terra, pois somente na Play Store já são mais de 1 bilhão de downloads. Mas, isso se deve fato de que ele já vem instalado no Android, o sistema operacional de smartphones mais utilizado do mundo. Agora, vejamos os prós e contras dele:

Vantagens e desvantagens do Google Maps

Rotas

Pró: O sistema que traças as rotas do Google Maps prioriza por avenidas expressas e vias de fluxo rápido, o que garante uma viagem mais rápida e por lugares melhores.

Contra: Não existe uma opção para caminhos mais curtos, o que acaba não sendo muito vantajoso durante engarrafamentos e trânsitos intensos. Outro detalhe um tanto quanto chatinho é que vez ou outra o Google Maps coloca você para fazer cruzamentos que não existem ou entrar em ruas que são contra-mão.

Alertas

Contra: O Google Maps não é um mapa colaborativo, portanto você não terá avisos de acidentes, obstáculos ou policias pela via. Além disso, ele não mostra aonde estão os radares, mas emite apenas um alerta sobre eles, o que acaba não servindo de nada, pois você não conseguirá identificar o ponto exato aonde estão posicionados.

Navegação

Pró: O sistema de navegação do Google Maps é muito bom, pois o fato dele não exibir alertas ao longo da rota acaba contribuindo para um aplicativo visualmente limpo e minimalista. Além disso, a simplicidade do mapa acaba tornando a navegação mais ágil e quase sempre em tempo real com relação ao percurso que você está fazendo na via.

Contra: O aplicativo não disponibiliza uma opção de visualização em 3D, o que acaba por vezes confundindo os usuários com relação a quais ruas devem entrar.

Achou útil? Compartilhe!